Publicidade
Início Notícias Comunicações Impulsionadas pela atualização da infraestrutura 5G, telcos ampliam investimento em edge computing

Impulsionadas pela atualização da infraestrutura 5G, telcos ampliam investimento em edge computing

0
Publicidade

Pesquisa feita pela Juniper Research aponta que 920 milhões de pessoas se beneficiarão da conectividade avançada baseada em edge computing nos próximos cinco anos. O salto da base de 100 milhões de indivíduos, em 2020, se justifica com a implantação da infraestrutura 5G, que deve aprimorar a oferta de serviços como streaming de música, TV digital e jogos em nuvem, listados entre os maiores beneficiados da latência ultrabaixa fornecida pelas crescentes implementações de nós MEC (Multi-access Edge Computing) pelas operadoras até 2025.

De acordo com o estudo, o investimento em Edge Computing por parte das operadoras de telecomunicações deve saltar de US$ 2,7 bilhões em 2020 para US$ 8,3 bilhões até 2025, impulsionado pela atualização da capacidade das redes e a implantação da infraestrutura para suportar o aumento de dados gerados por redes 5G.

O estudo também revelou que até 2025, o número de nós MEC implantados chegará a 2 milhões globalmente em 2025, contra 230 mil em 2020. Esses dispositivos, que assumem a forma de pontos de acesso, estações base e roteadores, terão um papel vital no gerenciamento de grandes quantidades de dados gerados por veículos conectados, sistemas de cidades inteligentes e outros serviços emergentes com uso intensivo de dados.

A nova pesquisa, Edge Computing: Casos de Uso, Oportunidades de Inovação e Previsões de Mercado 2020-2025, observa que este aumento no investimento é resultado do aprimoramento das funções de rede, com as operadoras movendo de uma infraestrutura centralizada para processamento de dados para uma base de estações na borda das suas redes.

O estudo prevê que os recursos das tecnologias 5G, como alto rendimento, baixas latências e altas densidades de dispositivos, exigirão implementações de nós MEC em áreas urbanas.

Outra constatação é que as cidades inteligentes será uma das verticais que se beneficiará dos lançamentos de nós do MEC, à medida que as operadoras e autoridades de planejamento identificam a melhor forma de instalar nós de extremidade compatíveis com 5G. Entre as aplicações se destacam iluminação vias e calçadas públicas, para mitigar problemas de limitação de espaço inerentes às áreas densamente povoadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile