Itaú Unibanco, Natura e Nestlé anunciam parceria em hub de pesquisa

0

Três das maiores empresas do Brasil em seus segmentos, Itaú Unibanco, Natura e Nestlé, anunciam uma parceria inédita em que dividem um hub de pesquisa, em um modelo pioneiro no mercado que busca otimizar recursos e dar agilidade aos processos de contato com os clientes. Com a parceria, os estudos promovidos na plataforma ganham um olhar holístico para o comportamento dos consumidores.

Criado em 2016 pelo banco, o Lab nasceu para atender à necessidade das áreas de negócio de obterem resultados de pesquisa em um curto prazo e a um menor custo. Apenas em 2019, foram realizadas mais de mil análises por meio da plataforma para auxiliar no lançamento, em mudanças de produtos e serviços e nas comunicações com os clientes. O uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à conclusão de um estudo e em mais de 80% o custo.

Segundo Livia Sarmento Campos, superintendente de Planejamento e Consumer Market Insights do Itaú Unibanco, o uso de dados, machine learning, inteligência artificial, entre outras ferramentas, está cada vez mais comum no dia a dia do marketing. "Toda a nossa estratégia é muito apoiada nas informações que conseguimos coletar a partir do que identificamos do comportamento e de necessidades dos nossos clientes. Só assim conseguimos entregar de fato o que eles buscam de forma mais assertiva. Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada fundamental para o marketing de hoje e o Lab surge como uma ferramenta inédita no segmento de Customer Insights porque cria um ambiente colaborativo entre marcas e potencializa ainda mais os resultados".

Ela comenta ainda que a decisão por abrir a comunidade para outras marcas traz um ganho muito grande de engajamento e troca de experiências. "A chegada da Natura e da Nestlé é uma grande conquista porque, com elas, conseguimos aportar conhecimentos que não temos dos setores de cosméticos e de alimentação. Se queremos entender melhor nossos consumidores, precisamos cada vez mais olhar para eles de forma completa, por isso abrir as portas para empresas renomadas como elas é tão enriquecedor".

Atualmente, o?Lab?conta com?mais de 4 mil?clientes cadastrados, e a Nestlé já utilizou a plataforma para realizar alguns estudos. "Esse modelo de pesquisas inhouse nos permite um diálogo muito próximo, constante e ágil com os nossos consumidores, para entender quais são suas necessidades. As pesquisas são verdadeiras conversas, que nos dão o pulso de tendências e perfis de consumo e nos auxiliam a compreender de que forma podemos contribuir, mais assertivamente, para atendê-los. A sinergia com Natura e Itaú é importantíssima para ampliar esses levantamentos e conversas, permitindo um olhar ainda mais aprofundado e completo do mercado e da sociedade brasileira", afirma Diego Venturelli, head de Consumer & Marketing Insights (CMI) da Nestlé.

Para a Natura, recém-chegada ao hub, esse formato colaborativo permite à empresa acompanhar o dinamismo do atual contexto, mantendo o pulso constante com seus públicos. "Nos desafiamos constantemente a sermos ágeis a serviço do conhecimento contínuo e integrado sobre as necessidades das pessoas e tensões culturais para alimentar decisões táticas e estratégicas. Essa parceria com Itaú e Nestlé nos dá amplo e rápido acesso a diferentes públicos e perfis atitudinais, trocando aprendizados sobre temas comuns entre as empresas. Além disso, a versatilidade da tecnologia nos permite manter uma forma fluída e interativa de relacionamento com os consumidores e fãs da Natura", conta Larissa Berbare, head global de Consumer Insights da Natura.

O grupo lembra que o desenvolvimento dessa plataforma não tem como objetivo concorrer com os grandes institutos de pesquisa. As pesquisas feitas de forma online e off-line são para atender demandas que necessitem de percepções e validações, como o entendimento sobre hábitos e comportamentos. Em casos de maior complexidade, como compreender a proposta de valor de um produto, é necessário recorrer a outras metodologias do universo de pesquisa.?

Os brasileiros e o "novo normal"

O primeiro estudo realizado pelas três empresas juntas foi feito nos dias 15 e 16 de outubro, com o objetivo de mapear o comportamento da população digital brasileira em relação à retomada das atividades durante a pandemia e as expectativas com as festas de final de ano.
Foram 300 entrevistados, entre homens e mulheres, de todas as regiões do país com idade entre 18 e 65 anos. E o resultado mostrou que:

  • Isolamento Social
    – 57% declararam estar em isolamento social, saindo apenas para o essencial;
    – 11% já voltaram à rotina normal (social e de trabalho);
    – 63% declararam estar preocupados em relação à diminuição das restrições. Em contrapartida, 50% disseram se sentir esperançosos, o que indica um mix de emoções e sentimentos.
  • Impacto na renda e no consumo
    – 62% dos entrevistados tiveram algum impacto negativo na renda durante a pandemia;
    – As categorias que tiveram maior aumento de consumo durante a pandemia foram: produtos de limpeza para casa (54%), produtos de higiene pessoal (37%) e alimentos da cesta básica (36%);
    – Para 18% dos participantes, o ato de presentear ficou mais importante do que nunca nesse momento de pandemia, porém 58% declararam que compraram menos presentes ou nenhum presente nesse período;
    – 25% dos participantes presentearam sem motivo especial e 27% para fazer uma surpresa;
    – 38% dos participantes declararam ter comprado presentes para si mesmos;
    – Os sentimentos mais relacionados ao ato de presentear nesse período foram carinho (59%), gratidão (43,7%) e parabenização (41%).
  • Festas de final de ano
    – Para 44% das pessoas, a celebração do Natal será mais simples do que no ano passado;
    – 38% dos participantes pretendem passar as festas de final de ano com menos pessoas do que o ano passado;
    – 22% declararam que não pretendem comprar presentes de Natal nesse ano e 34% pretendem gastar menos do que o ano passado;
    – 57% dos participantes não vão viajar durante as festas de fim de ano;
    – Se tiverem que priorizar o presente, preferem priorizar os filhos (37,3%), companheiros (23,3%) e as mães (20,3%).
    – Esperança (77,3%), gratidão (58%) e amor (55,3%) serão os principais sentimentos compartilhados nesse Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.