Aumenta o número de mulheres no mercado de TI

1

Cada vez mais as mulheres têm ganhado espaço em diversas áreas no mercado de trabalho. No setor de TI, que historicamente é dominado por homens, isso também vem acontecendo. Na startup de educação Blue, que tem como proposta oferecer cursos de programação de TI no modelo de financiamento ISA, no qual o aluno só começa a pagar quando consegue um emprego, o interesse do público feminino pelo curso teve um boom e o número de inscritas para a próxima turma, que começa em janeiro, já ultrapassou mais de mil mulheres.

Para Daniela Lopes, CEO da empresa, a inclusão de mais mulheres neste mercado é de extrema importância e deve gerar inúmeros ganhos não apenas para as políticas de igualdade de gênero, mas também para o desenvolvimento socioeconômico de maneira geral.

"Fatores históricos e culturais influenciaram, por muitos anos, a percepção de profissões vistas como masculinas e femininas, mas os tempos mudaram e essa segmentação começou a ser quebrada principalmente na área de tecnologia. O incentivo nesse setor aumentou muito nos últimos anos e hoje existem cursos de tecnologia dedicados apenas para mulheres, vagas exclusivas para mulheres, porque as empresas também estão mais engajadas e incentivando um quadro de funcionários mais balanceado e misto, abrangendo diversos grupos. As mulheres perceberam essa onda de oportunidades surgindo, principalmente no mercado de dev, que oferece salários extremamente atrativos que despertam o interesse das mulheres que priorizam, cada vez mais, sua independência financeira, liberdade profissional e reconhecimento por um trabalho bem-feito", complementa a CEO.

Confirmando essa tendência de alta das mulheres em TI, um estudo da consultoria KPMG em parceria com Harvey Nash, acaba de relevar que as mulheres já ocupam 16% dos empregos de alta tecnologia na América Latina; a média mundial é de 11%. Os números mostram que as mulheres vêm ganhando espaço no cenário tecnológico nos últimos anos, embora persistam discrepâncias em relação à remuneração e à cultura no local de trabalho.

Os interessados no curso da Blue poderão se inscrever no processo seletivo até o dia 19 de dezembro para as aulas que começam no próximo dia 17 de janeiro. A meta da startup é formar 12 mil alunos até 2026.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.