A 2ª Comissão Mista Brasil-Tunísia encerrou na manhã desta terça-feira (17/01), no Palácio do Itamaraty, os trabalhos para acertar o acordo de cooperação técnica e econômica entre os dois países. A delegação brasileira reuniu diversas áreas, como educação, cultura, saúde, economia, comércio, educação e tecnologia. ?Essa delegação reflete bem o interesse que o Brasil tem na cooperação com a Tunísia e o propósito intensificar essas relações?, declarou o ministro Fernando Jacques de Magalhães Pimenta, diretor do Departamento da África, do Ministério das Relações Exteriores.
Estiveram presentes ao encontro o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Serpro, que participaram do grupo de trabalho sobre cooperação técnica e científica, proposto para debater questões de ciência e tecnologia da informação. A Tunísia vem apresentando grande interesse no uso de software de código aberto e na experiência do governo brasileiro com essa plataforma.
As delegações dos dois países concluíram que há quatro pontos de interesse mútuo. O primeiro é dar prosseguimento aos princípios estabelecidos durante a Cúpula da Sociedade da Informação, ocorrida na Tunísia em novembro de 2005. Em especial às questões sobre inclusão digital, software livre e sobre o Fórum de Governança da Internet.
O segundo ponto estabelecido é o de favorecer as relações entre operadoras de telecomunicações e os correios com vistas a facilitar as comunicações eletrônicas e postais entre os dois países. O terceiro é pôr em prática um processo de intercâmbio de expertises e experiência para a apropriação de tecnologias de código aberto entre instituições especializadas no campo da segurança dos sistemas de informação e da certificação digital.
O último ponto é iniciar um programa de cooperação e de parceria visando o estabelecimento de redes entre os parques tecnológicos e as instituições dos dois países encarregadas do desenvolvimento de oportunidades de negócios em comum.
Os trabalhos se encerraram nesta terça-feira, quando foi assinada a ata do evento, prenúncio do acordo de cooperação entre Brasil e Tunísia.
Com informações das assessorias de comunicação do ITI e do Serpro.