Os jornais europeus podem ter encontrado mais um motivo para desistir de fazer versões de suas publicações para o iPad, o tablet PC da Apple. Notícia publicada no blog Apple Insider, especializado em notícias sobre a empresa, informa que a fabricante de eletrônicos proibiu os periódicos de oferecer a assinatura da versão para iPad gratuitamente para os assinantes das edições impressas.
Segundo o blog, alguns jornais europeus, como o alemão deVolkskrant e o holandês nrc.nl, publicaram notas durante o fim de semana informando que a Apple impôs regras que os proíbem de oferecer a versão para iPad gratuitamente para seus assinantes. A fabricante de eletrônicos alega, dizem os jornais, que esta seria uma forma de evitar pagar os 30% cobrados por cada assinatura vendida pelos jornais.
Ainda de acordo com os jornais, a proibição imposta pela Apple configura um abuso da posição mercadológica da empresa. Alguns diretores ligados à área de publicação ainda especulam que a decisão vem como parte de uma preparação para o lançamento da próxima versão do iOS, o sistema operacional do iPad, que permitirá que assinaturas de jornais sejam vendidas na loja de aplicativos da Apple, a App Store.
- Regras