A Microsoft deu mais um passo na sua estratégia de computação em nuvem. Nesta segunda-feira, 17, a empresa anunciou a ampliação do seu portfólio e que passará a oferecer o sistema de Dynamics CRM na nuvem para mais de 40 países, incluindo o Brasil. O iniciativa complementa também todo o portfólio de computação em nuvem da empresa, que engloba o Azure e Office, por exemplo.
Com a estratégia, a Microsoft passa a disputar o segmento de CRM como serviço com Oracle e Salesforce.com. No Brasil, a aposta da empresa é que o Dynamics CRM Online tenha grande apelo no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), apesar de frisar que o sistema é voltado para empresas de qualquer porte.
"É um produto com foco em qualquer porte de empresa, mas percebemos que há uma grande oportunidade nas PMEs porque o cloud democratiza o acesso das companhias à TI", afirma Paula Bellizia, diretora de marketing e negócios da Microsoft Brasil. A versão do Dynamics CRM Online já estava disponível no mercado norte-americano há cerca de dois anos e agora se torna disponível mundialmente. Já a versão que gera a opção do software ficar hospedado nos parceiros da Microsoft, chamada de versão on-premise, estará disponível no dia 28 de fevereiro.
Para tentar conquistar uma boa base clientes com sua nova suíte, a Microsoft mantém um preço promocional neste início de vendas. Até julho, o Dynamics CRM Online custará R$ 34 por usuário por mês, durante os 12 primeiros meses, valor que sobe para R$ 44 para as compras realizadas após julho.
A expectativa da Microsoft é alcançar um bom desempenho de vendas da nova solução no Brasil. Com base em projeção da IDC, a empresa que estima que o mercado brasileiro de CRM terá expansão de dois dígitos até 2014, sendo que o segmento de CRM por assinatura, que atualmente representa 6% do total, deve elevar sua parcela de participação de maneira bastante expressvia nos próximos anos.
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