A Ramos Transportes, uma das maiores e mais tradicionais transportadoras do país, acaba de implementar um projeto de rastreamento de cargas e de telefonia IP. O projeto realizado pela NEC é pioneiro na América Latina com uma estrutura de telefonia baseada em VoIP centralizada, gerenciável e com custo de operação reduzido, além da instalação de coletores de dados e de uma rede wi-fi para controle e rastreamento das cargas.
Com filiais em todo o Brasil e em contínua expansão, a Ramos Transportes tinha a necessidade de prevenir problemas no gerenciamento das comunicações e operações. De acordo com o gerente de infraestrutura de TI da Ramos Transportes, Fabiano Matos Pinheiro, nos dois projetos houve ganhos em termos de flexibilidade e escalabilidade, além da redução de custos. “O atendimento ágil e a eficiência operacional são elementos cruciais para o nosso negócio e conseguimos aumentar a eficiência operacional e facilitar ações de manutenção e gerenciamento, além uma redução de custos de cerca de R$ 500 mil por mês”, destaca.
A solução permite maior eficiência e estabilidade para a estrutura de redes wi-fi, que suporta cerca de 500 coletores de dados utilizados para controlar e rastrear o fluxo de cargas. O sistema possui cerca de dois mil ramais, entroncamento SIP com operadora e plano de numeração para todo o Brasil, além de interfaces em todas as filiais e infraestrutura wireless com gerenciamento centralizado.
Luiz Villela, diretor de marketing e negócios da NEC no Brasil, explica que o projeto viabilizou a centralização do atendimento por meio de um único call center. “A constante expansão da Ramos Transportes tornou os negócios da empresa extremamente capilarizados. Por isso, desenvolvemos uma solução totalmente customizada e pioneira na América Latina, atendendo especificamente as necessidade do cliente”, afirma. Além disso, as ligações telefônicas entre as filiais são realizadas como se fossem por ramais e as ligações para números externos têm tarifação única, contribuindo também para a redução de custos com telefonia.
“Essa estrutura se tornou vital para as operações da Ramos, pois alimenta todo o sistema de logística das cargas. Procuramos a NEC em um momento em que constatávamos certa instabilidade e, como sempre, a resposta foi imediata e eficiente, finaliza Pinheiro.