A Sofit, especializada em gestão de manutenção de frota, inicia 2013 com a expectativa de obter um desempenho bem superior ao do exercício anterior e com um número maior de clientes na carteira.
No ano passado, a empresa registrou crescimento de 167% no faturamento em relação a 2011, conquistou mais de 100 novos clientes e passou atuar em novos segmentos do mercado, como transporte de passageiros, transporte marítimo, varejo, têxtil e agronegócio.
A meta é dobrar a receita em 2013 e aumentar em 70% o número de clientes a partir de uma estratégia que combina ampliação da linha de produtos para o mercado de manutenção, novos segmentos de atuação, maior proximidade com os principais canais e presença em outras regiões da América Latina.
Giovani Amaral, CEO da Sofit, aposta que o mercado frotista estará mais aquecido este ano. “Em 2012 entraram em vigor novas legislações como o Euro5, o que fez com que o segmento se antecipasse e renovasse boa parte da frota em 2011 para aproveitar preços mais competitivos. Por isso, o mercado ficou estagnado, mas com fortes indícios de ganhar força neste ano”, afirma.
A empresa adota um modelo de negócio que consiste na oferta de software como um serviço (SaaS). Amaral atribui o bom desempenho obtido em 2012 à estratégia de distribuição adotada pela Sofit.
A facilidade de implementação das soluções nos clientes e o baixo custo também contribuíram para os resultados, acrescenta o executivo. “Todo o processo comercial e a implementação do software são feitos à distância. Assim, a Sofit segue conquistando usuários em todo o País, inclusive em pequenas cidades, distantes dos grandes centros”.
Entre os novos clientes incorporados à carteira, Amaral cita Amazon Global, Zenith Marítima, O Telhar Agropecuária, Global Air Cargo, Monte Alegre Têxtil, entre outros.
A Sofit credenciou 13 novos canais de vendas no Brasil e ampliou também sua atuação no mercado internacional com mais quatro parceiros, medidas que também tiveram reflexos positivos no balanço, destaca Ionan Fernandes, diretor de marketing e canais.
A empresa, que já tem atuação comercial na Colômbia, Chile e México, passou a atuar nos Estados Unidos em parceria com uma empresa focada em representação de fabricantes globais de softwares, sediada em Nova York.
Outra ação importante foi a recente parceria com a Curupira, organização que desenvolve atividades para recuperação e proteção de florestas brasileiras.
A cada novo contrato fechado, a Sofit passou a patrocinar o plantio de uma árvore para cada veículo gerenciado pelo seu software e os clientes podem acompanhar o crescimento delas pela internet.
Até agora o projeto já plantou mais de 1.000 árvores em áreas degradadas pela ação humana.
- Gestão de Frota