Publicidade
Início Notícias Gestão Transformação digital aumenta demanda por serviços de segurança de aplicação, conclui relatório

Transformação digital aumenta demanda por serviços de segurança de aplicação, conclui relatório

0
Publicidade

Relatório desenvolvido pela F5 Networks, fornecedora de soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web – mostra que, pela primeira vez, a preocupação com a segurança das aplicações supera os cuidados com a performance e a entrega dos sistemas de missão crítica das organizações.

O estudo “State of Application Delivery 2017”, feito com mais de 2.000 profissionais do mundo e do Brasil, revela as ações empreendidas pelos profissionais para garantir a performance e a integridade de aplicações e indica que, embora os ataques digitais provoquem manchetes toda semana, as empresas seguem buscando a plena digitalização de serviços.

O relatório também mostra que a segurança da aplicação em tempos de digitalização de serviços é a prioridade máxima e a crescente sofisticação dos ataques é o maior desafio. As equipes de segurança estão avançando para além dos firewalls e do perímetro tradicionais; a razão disso é que, cada vez mais, os hackers miram a aplicação, promovendo ataques a partir de qualquer tipo de dispositivo de acesso, em qualquer lugar do mundo.

Os entrevistados afirmam que, em 2017, vão investir em soluções para mitigação de ataques DDoS (21%), proteção de DNSSEC (25%) e serviços de WAF (Firewall para Aplicações Web) (20%).

Segundo o estudo, 2017 inaugurará uma nova era de expertise em nuvem. Hoje o mundo é multinuvem, com 80% dos entrevistados adotando nuvem híbrida e quase um terço (32 por cento) dos pesquisados afirmando que comprarão soluções de nuvem pública IaaS. Isso representa um drástico aumento em relação aos 25 por cento levantados pela pesquisa de 2016.

Além disso, quanto mais apps foram implementados por uma empresa, maior é a motivação para colher os benefícios operacionais da nuvem; os entrevistados que executam o maior número de aplicações (3,000+) relatam a maior porcentagem de apps na nuvem.

O número de serviços de app implementados continua a crescer. Em média, as organizações relatam ter hoje 14 serviços de app implementados (superior à média de 11 serviços de app em 2016) — e planejam implementar uma média de 17 nos próximos 12 meses.

O relatório mostra, ainda, que escalabilidade e programabilidade são cada vez mais valorizados por profissionais DevOps (pessoas das áreas de desenvolvimento e operação de TI). Com o aumento dos serviços de app e a contínua expansão da nuvem, as organizações estão se voltando à automação e orquestração para escalar as operações entre ambientes.

Como resultado, mais de metade dos entrevistados veem agora como importantes as infraestruturas possibilitadas por API e modelos, em relação ao índice do ano passado: 22 por cento.

O estudo conclui, ainda, que a escalabilidade e redução de OpEx continuam sendo os dois maiores impulsionadores do uso de frameworks SDN (Software Defined Network). O relatório deixa claro que as empresas estão demonstrando uma crescente tendência de padronização, com 39 por cento dependendo de um só framework em 2017, em comparação com 32 por cento em 2016.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile