A literatura do Direito na era digital

1

Não é novidade que os avanços da tecnologia trouxeram uma nova visão de mundo para as pessoas de diferentes países e culturas. Mudaram profundamente hábitos de trabalho, lazer, mobilidade, relacionamentos, consumo… a lista é infinita. O volume de informação e a praticidade oferecida por esses avanços também têm mudado um dos hábitos mais tradicionais e antigos do mundo: a leitura. Cada vez mais, a literatura impressa tem perdido espaço para os conteúdos digitais, disponíveis em diferentes plataformas e gadgets. Essa realidade também nos conduz a repensar a dinâmica de algumas profissões, em especial a do Direito, conhecida pela necessidade intensa e constante de busca por conhecimento e referências específicas, o que tem feito com que editoras busquem tecnologias alternativas para atrair e apoiar esse público.

Segundo uma pesquisa da PwC, a venda de livros físicos no país decresce 1% ao ano. Dado preocupante, se pensarmos que a mesma instituição indica que a maior receita ainda vem do impresso. E esse cenário se agrava ainda mais quando percebemos que boa parte das universidades brasileiras, para reduzir os espaços físicos das suas bibliotecas, passaram a comprar as versões digitais das editoras.

Por outro lado, no início deste ano, o IDC afirmou que, entre 2016 e 2017, a venda de smartphones aumentou perto de 10% no Brasil. Já a compra de tablets segue decrescendo cerca de 13% no mundo. Além disso, o Google detectou que em três anos, o consumo de vídeos via internet cresceu 90% entre os brasileiros.

Com esses números, nós podemos concluir que a população brasileira tem consumido diversos conteúdos via celular. Esse novo comportamento tem levado os "internautas" a adquirir combos de plataformas digitais, onde a um baixo custo mensal, é possível acessar um portfólio variado de filmes, documentários, músicas e seriados. E com todas essas facilidades, as livrarias sentiram a redução do fluxo de pessoas em seus pontos de venda.

A internet, sem dúvida, nos dá o poder de acessar as mais diferentes temáticas. Porém, ela não pode oferecer ao leitor a curadoria dessas informações ou assegurar que esses dados sejam confiáveis. Com os conteúdos técnicos, a falta desses dois elementos pode prejudicar não só o aprendizado como até decisões profissionais do pesquisador. Por esses motivos, algumas livrarias e editoras passaram a adotar os ebooks, para assim disponibilizar as suas edições no formato digital.

No caso dos juristas e estudantes de Direito, essa situação se agravaria ainda mais, por conta dos muitos materiais pesquisados serem sobre legislação. Mesmo com essa insegurança em relação à fonte desses dados, até para tornar mais dinâmicas as pesquisas de trabalho, advogados passaram a consumir esses materiais por meio de plataformas tecnológicas. Um bom exemplo dessa mudança é o que a Revista dos Tribunais, selo editorial da Thomson Reuters, tem feito para inovar junto aos seus consumidores. A editora, que há 106 anos publica livros voltados ao Direito, passou a publicar títulos do seu portfólio em seu blog, redes sociais e vídeos, que são disponibilizados gratuitamente em sua plataforma. Porém, antes de publicados, todos os assuntos passam por uma curadoria criteriosa, mantendo a qualidade técnica que a fez ser referência na área.

Outra importante tecnologia criada pela Revista dos Tribunais é o aplicativo Proview, que quando "baixado" em smartphones e iPhones, possibilita o acesso, na íntegra, às versões digitais do selo, e a todos os conteúdos relacionados a um determinado tema. Essas soluções podem tornar a rotina dos advogados mais prática, para que esses profissionais possam se dedicar a outras atividades e causas que precisem de mais atenção.

É errado pensar que os livros físicos acabarão, até por conta de estudiosos e admiradores que preferem as versões impressas, e não há tecnologia que reverta esse hábito. Mas é certo afirmar que a literatura e a tecnologia coexistem, e tendem a tornar mais fácil o dia a dia dos leitores.

Juliana Ono, Diretora Editorial e de Conteúdo da Thomson Reuters na América Latina.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.