Publicidade
Início Notícias Gestão Tecnologia apoia transformação das revendas de bebidas Ambev

Tecnologia apoia transformação das revendas de bebidas Ambev

1
Publicidade

Em tempos de transformação digital, estar preparado para adotar as principais novidades do mercado é uma tarefa que requer um cuidado especial. Afinal de contas, a mudança constante da tecnologia influencia empresas de todos os portes e segmentos para atualizar suas ferramentas e processos. Para a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, a inovação é um ponto-chave para o sucesso da distribuição de bebidas. Por isso, alinhada a esse cenário, apoia continuamente as mais de 100 distribuidoras de todo o Brasil na aplicação e até no desenvolvimento de soluções voltadas às diversas áreas da operação, incluindo Compras, Transporte, Armazenamento e Atendimento ao Cliente.

Com o apoio de especialistas de Tecnologia da Informação, a Confenar conta, atualmente, com um plano de inovação, com participação ativa das Diretorias de TI, de Negócios e de Gente e Capacitação, além da Rede de Revendas. “O objetivo é garantir que a prestação de serviços seja cada vez mais eficiente. Queremos que o revendedor tenha todas as informações necessárias unificadas de maneira digital, com ferramentas que ofereçam funcionalidades para aprimorar a produtividade e impactar positivamente no balanço final das revendas”, diz Erick Nassif, diretor de Tecnologia da Informação na Confenar.

A orientação é para que os colaboradores envolvidos na Rede estejam sempre atentos aos lançamentos tecnológicos que possam facilitar o trabalho das revendas. “A Confederação procura ouvir todos os executivos das distribuidoras, incentivando-os a procurarem por novidades”, afirma Nassif. “Com novas tecnologias, facilitamos o trabalho de todos, o que reverte positivamente para toda a Confenar. Muitas revendas fazem testes com soluções novas e passam a ideia para avaliarmos. Internamente, analisamos se podem ser expandidas e divididas com os demais revendedores, e quais seriam os benefícios em nível nacional. Após aprovação, começamos o processo de divulgação e disponibilização aos interessados pela ferramenta”, explica.

Os desafios consistem em usar inovações que melhorem aspectos como o armazenamento de estoques, a gestão do dia a dia dos colaboradores, a realização das ordens de entregas, desenvolvimento de produtos específicos para cada cliente e localidade, análise de vendas, entre outros pontos. “São diversos fatores que precisam ser pensados e a tecnologia entra para facilitar a vida de todos que atuam diretamente com o cliente final”, conta o Diretor. “O uso de Inteligência Artificial tem sido muito aplicado em conjunto o Big Data, que consiste no cruzamento de um volume enorme de informações para ajudar, por exemplo, a prever quais produtos têm maior chance em um ponto de venda (PDV) e qual é a quantidade sugerida para a comercialização dessas bebidas. Nosso processo se tornou muito mais assertivo e conectado com o cliente, ajudando inclusive a aumentar as suas vendas”, conta Nassif.

Entre as principais inovações já utilizadas pela Confenar estão o Power BI, para análises profundas e visuais dos principais indicadores das revendas, e o Touch to Picking (T2P), que otimiza a montagem de cargas por meio de ordem logística e divisão de funções entre colaboradores. “Para 2020, nosso radar está voltado para a revolução que as fintechs têm promovido como a solução de pagamento, iniciativa forte nos grandes centros urbanos e que também está sendo aplicada no mercado das revendas”, afirma Nassif.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile