Publicidade
Início Notícias Inovação Metaverso é a aposta da Roca Brasil Cerámica para apresentar seus lançamentos...

Metaverso é a aposta da Roca Brasil Cerámica para apresentar seus lançamentos de 2022

0
Publicidade

Capaz de eliminar as fronteiras do mundo físico e digital, o Metaverso é uma das maiores tendências de tecnologia para o ano e foi a solução encontrada pela Roca Brasil Cerâmica, gigante do setor de construção civil com suas marcas Roca Cerâmica e Incepa, de revestimentos, para apresentar seus lançamentos de 2022. 

“Como resposta para esse período pandêmico que seguimos atravessando, construímos uma plataforma exclusiva e personalizada, capaz de abrigar mais de 3 mil pessoas, simultaneamente, para a realização de nossa Avant Première, em um evento disruptivo e imersivo”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Todo o processo criativo começou em julho de 2021, com início do desenvolvimento em agosto do mesmo ano, até que a plataforma estivesse pronta para a aplicação, em janeiro de 2022. 

“Somos a primeira empresa do setor da construção civil no mundo a apostar em uma estrutura desse porte e acreditamos que os resultados serão muito positivos”, afiança.
Tradicionalmente, a Avant Première da Roca Brasil Cerámica é organizada para divulgar os lançamentos dos portfólios de suas marcas para os principais parceiros e lojistas, promovendo importantes rodadas de negócios que, até 2019, ocorriam presencialmente. Nas ocasiões anteriores, toda uma estrutura especial era montada no showroom da fábrica, localizada na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.  

No ‘antigo normal’, um grande processo era montado para abraçar todo deslocamento dos clientes, hospedá-los e recebê-los durante os dias do evento. “Tivemos que nos reinventar e, nas últimas edições, experimentamos o universo virtual, brincando inclusive com a Realidade Aumentada. Em 2022 demos um passo além, imergindo no Metaverso”, diz Christie. 

Nesse ano, a Avant Première acontecerá entre os dias 17 de janeiro a 4 de fevereiro, atraindo mais de 500 participantes do Brasil e América Latina. “São nossos maiores lojistas e clientes que movimentam o principal evento do ano de nossa empresa e que, no passado, visitariam nosso showroom durante a Avant Première”, destaca Christie. Eles se encontrarão online, em um espaço completo que permite a criação de avatares personalizados para transitar por ambientes como salas de reunião para rodadas de negócios, auditório para eventos e palestras, além de áreas específicos para a apresentação dos produtos das marcas – batizados de Galeria Roca e Casa Incepa. “O Metaverso foi pensado para emular o mundo real, então será possível até mesmo tirar selfies com os avatares”, diz Christie. Tudo isso foi possível graças à parceria com as empresas VR Glass, a frente da programação e modelagem, e Arquitecto, que liderou o conceito criativo. 

Todos os lançamentos das marcas Roca Cerámica e Incepa ganharam sua reprodução no metaverso, de forma fiel às cores e texturas. Os espaços, chamados Casa Incepa e Galeria Roca, simulam um showroom virtual

“Pela robustez da plataforma, que foi criada por duas empresas que atuaram na programação e modelagem, bem como a construção do conceito criativo do metaverso, nossa expectativa é que os clientes transitem nesse ambiente virtual por cerca de 4 horas diárias”, afirma a Marketing Manager. Isso porque, além da exibição de seus lançamentos e rodadas de negócio, a Roca Brasil Ceramica preparou outras atrações complementares, como aulas show de gastronomia, palestras com especialistas e ações de entretenimento, como em game, com premiações. “Ter experiências digitais cada vez mais nos possibilita sensações que não são possíveis no mundo físico e nos proporcionam novas experiências prazerosas e inusitadas, então por que não trazer esta vivência para o mundo corporativo?”, provoca Christie. 

O metaverso foi criado para emular o mundo real, permitindo interações entre os participantes, que criam seus avatares personalizados

O projeto também contempla o conceito phygital, uma vez que a Roca Brasil Cerámica pensou em ativações com os clientes, como o envio dos catálogos físicos e uma maleta especial, contendo amostras de todos os lançamentos das marcas Roca Cerámica e Incepa. “Ao final do evento, os participantes também receberão em suas casas taças personalizadas e uma champagne para um brinde de encerramento”, diz Christie, que afirma que um dos maiores desafios foi trazer, para o mundo virtual, a experimentação do mundo real. “Quando falamos de expor novos revestimentos, nos referimos à atributos de imagem e textura. Tudo isso teve que ser traduzido perfeitamente, para que nossos clientes tivessem, de fato, a percepção, o mais exata possível, das peças que receberam como amostra na maleta”. 

Mercado de construção civil e o Metaverso 

Segundo ela, o Metaverso se mostra como o futuro e promessa para o setor – estima-se que o metaverso industrial deve arrecadar mais de US$ 540 bilhões, de acordo com informações reveladas pela empresa de análise TrendForce. “Com nosso DNA pioneiro, demos o primeiro passo no setor da construção civil. Tivemos uma boa experiência em 2021, quando fomos para o digital e formato híbrido. Agora, a ideia é surpreender e proporcionar uma experiência divertida, mostrando a preocupação da marca com inovação”, afirma Christie e complementa. “Realizamos um investimento significativo no Metaverso, respondendo ao momento em que passamos com uma solução inteligente e pioneira. Além de disruptiva, a iniciativa nos agregou benefícios e se denota como o futuro dos negócios e eventos”, destaca. 

Solares da natureza

Símbolo da Avant Première de 2022, a semente foi escolhida para representar o conceito do principal evento da Roca Brasil Cerámica para o ano. “O casulo e a semente nos mostram como tudo se transforma, como o tempo é circular, sem começo nem fim. Essa ideia de transformação traduz um pouco do momento em que a Roca Brasil Cerámica se insere, sempre evoluindo”, indica Christie. “Os tempos se encontram no presente e é daqui que lançamos nossas mais férteis sementes”, finaliza. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile