Publicidade
Início Blogueria Previsão de tendências de tecnologia para 2022

Previsão de tendências de tecnologia para 2022

4
Publicidade

2021 testemunhou uma aceleração sem precedentes da adoção de tecnologia por todos os setores. Essa adoção foi um catalisador para inovação e mudança, as quais desencadearam um crescimento com impacto positivo para pessoas, comunidades, negócios, organizações e o planeta.

Em 2021, também vimos a adoção acelerada da tecnologia de nuvem, que permitiu a criação de forças de trabalho híbridas e remotas. Isso moldou uma enorme mudança cultural, à medida que as organizações repensam a maneira como fazem negócios. A mudança cultural também está afetando as organizações que agora enfrentam o aumento de funcionários que optam por abandonar suas funções, repensando as prioridades, bem como desafiando os limites e definições tradicionais de trabalho. Com isso, criou-se uma necessidade crescente de investir em um local de trabalho moderno, espaços de trabalho flexíveis e uma cultura que não é apenas dinâmica, mas combinada para se alinhar com as escolhas e necessidades do estilo de vida dos funcionários – uma expectativa que terá implicações no futuro.

Neste ambiente, a retenção de funcionários continuará sendo um desafio; um que é agravado pela dificuldade em contratar novos talentos para preencher as vagas em aberto. Como resultado, esperamos que 2022 veja uma mudança nos setores visando locais de trabalho que permitam uma colaboração muito maior entre grupos mais diversos. Também veremos a adoção da tecnologia se sobressaindo às funções tradicionais mais do que nunca.

Um dos melhores exemplos dessa tendência é o crescimento do Low-Code / No-Code (LCNC). Com a Austrália enfrentando uma escassez de habilidades de TI, as plataformas LCNC permitem que os empregadores explorem seu conjunto atual de talentos, expandam seu potencial e criem o espaço para os funcionários aumentarem ainda mais suas capacidades. Com LCNC, os funcionários que não possuem experiência técnica podem inovar, idealizar e criar software rapidamente para resolver os desafios de negócios para seus clientes e dentro de suas organizações. Por exemplo, as equipes de recursos humanos (RH) e finanças podem criar suas próprias ferramentas de integração, pesquisas, ativos de treinamento ou um novo portal de gerenciamento, com codificação mínima.

Outro subproduto positivo do LCNC é que ele abre caminho para que as organizações aproveitem a diversidade de sua força de trabalho. Sabemos que uma força de trabalho diversificada tem melhor desempenho, atrai e retém mais funcionários, além de inovar com mais propósito e impacto. Na Avanade, criamos espaços para que as nossas pessoas inovem. Capacitamos nosso pessoal com diversos conjuntos de habilidades e perspectivas a colaborar em problemas críticos que valem a pena resolver. Um exemplo disso é o! NnovateFest, nosso evento anual que facilita como uma plataforma para os funcionários idealizar, projetar e validar protótipos e apresentar suas propostas de novos produtos ou serviços que podem ser incubados ainda mais em uma oferta industrializada. Isso demonstra nosso compromisso com a inovação contínua, cultura de aprendizagem e celebração da diversidade de pensamento.

Em segundo lugar, não podemos falar sobre inovação, colaboração e o futuro da tecnologia sem abordar o metaverso e seu potencial para mudar a forma como nos envolvemos no trabalho. Sabemos que a incorporação de reuniões virtuais e ferramentas de colaboração, como o Microsoft Teams, redefiniu nossas relações profissionais, os limites do local de trabalho e a forma como trabalhamos. Por meio dessas inovações, agora é mais fácil traduzir o ambiente de escritório em um serviço digital; no entanto, o metaverso está definido para levar a tecnologia como a conhecemos um passo adiante.

O metaverso criará uma plataforma única, acessível a todos, e oferecerá uma adjacência viável a espaços de trabalho físicos. Funcionários e usuários podem interagir em tempo real por meio de avatares, ao mesmo tempo em que superam as limitações que anteriormente os impediam de trabalhar. Por exemplo, um indivíduo com uma doença crônica que antes não podia frequentar um escritório tradicional por motivos de saúde poderá fazê-lo usando seu avatar digital.

2022 e os anos conseguintes verão um novo mundo de trabalho, que exige uma abordagem holística do local de trabalho para sobrevivência e crescimento. Tecnologia compartilhada, plataformas de dados e sistemas baseados em nuvem permitirão colaboração e inovação de alto valor. Para estarem prontas para o futuro, as organizações precisarão combinar o contexto de negócios, a experiência dos funcionários e a tecnologia emergente de maneira integrada no local de trabalho.

Melissa Witheriff, regional Innovation Lead da Avanade Austrália.

4 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile