Após um mês de intensas negociações, a fabricante japonesa de eletrônicos Toshiba chegou a um acordo para comprar a unidade de discos rígidos da sua conterrânea Fujitsu, com a assinatura nesta terça-feira, 17, de um memorando de entendimento, segundo informações do Financial Times, que já havia adiantado que as duas empresas estavam em conversações.
Embora não revelem valores, a transação avaliada entre US$ 336 milhões e US$ 448 milhões (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Segundo a Toshiba, as empresas pretendem concretizar o contrato de transferência em breve, para que a transação possa ser concluída ainda neste trimestre.
O acordo prevê que a Fujitsu consolidará as suas unidades de discos em uma única empresa, da qual a Toshiba comprará 80%, tornando-a uma de suas filias. Para realizar uma transição suave e harmoniosa, os outros 20% ficarão sob o comando da Fujitsu por tempo indeterminado, até que a nova empresa se torne uma subsidiária integral da Toshiba.
Com a aquisição da unidade de discos, a Toshiba ingressa no mercado de servidores e de sistemas de armazenamento de dados, com o intuito de marcar forte presença no mercado corporativo. A compra também consolida a participação da empresa no segmento de disco rígidos, principalmente nos negócios de discos de estado sólido (SSD, na sigla em inglês), na qual a empresa pretende obter grande participação de mercado nos próximos anos.
A meta da Toshiba é aumentar a sua participação no mercado de disco rígido para mais de 20% até 2015.
- Aquisição estratégica