Cientistas da HP preveem a popularidade de mensagens no Twitter

    0

    Após estudar dados de mais de 40 mil notícias publicadas ao longo de nove dias, em agosto de 2011, cientistas do HP Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da fornecedora norte-americana, asseguram que é possível prever a popularidade de uma notícia no microblog Twitter antes de a mesma ser publicada. Segundo eles, a técnica de previsão que desenvolveram atinge até 84% de precisão.

    Entre outros achados, o estudo "A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade" (The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity) confirma o senso comum de que as notícias mais propensas a gerar comentários no Twitter são as que envolvem fontes críveis, que mencionam celebridades e pertencem às categorias mais populares de notícias. Por outro lado, manchetes sensacionalistas não seriam capazes de gerar maior propagação que relatos simples.

    O que os pesquisadores do HP Labs fizeram foi avançar na capacidade de prever o fluxo e refluxo dos trending topics do Twitter, aspecto que já havia sido estudado. Ao prosseguir com a investigação, eles buscaram reforçar, entre outras coisas, a teoria de que a fonte da notícia é fator determinante na popularidade de uma matéria. Avaliaram também como os usuários são influenciados a agir retuitando uma notícia.

    Ao longo do estudo, uma pontuação foi atribuída a cada notícia, levando em conta fatores como fonte da notícia, a sua categoria (negócios, saúde, tecnologia etc), linguagem usada (emocional ou objetiva) e a menção de celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis no texto. Modelos estatísticos estimaram o número de 'possíveis  retuítes que a notícia receberia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.