Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governos da UE vão discutir a proposta para criação de rede de...

Governos da UE vão discutir a proposta para criação de rede de dados europeia

0
Publicidade

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, vai aproveitar a reunião que terá esta semana com o presidente francês François Hollande para discutir a proposta de criação de uma rede de dados europeia. O objetivo é manter os e-mails e outras comunicações restritos ao lado europeu do Atlântico, de maneira a torná-los mais distantes dos olhares indiscretos do governo americano.

“Vamos, acima de tudo, discutir com os prestadores europeus sobre a necessidade de oferecermos segurança aos nossos cidadãos”, disse Merkel no sábado, 15, em seu podcast semanal. “Para que seus e-mails e outras coisas não tenham que atravessar o Atlântico, e possamos construir redes de comunicações também na Europa.”

Os dois líderes vão se reunir na quarta-feira, 19, em Paris, quando Merkel também vai falar sobre questões econômicas, segundo disse seu porta-voz ao New York Times.

Companhias alemãs como a Deutsche Telekom já admitiram a possibilidade de criar essas redes, a fim de atenuar a preocupação do público sobre a possibilidade de que seus dados enviados através da internet sejam rastreados e recolhidos pela Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, quando passam por servidores instalados nos Estados Unidos ou que pertençam a companhias americanas.

Esta é a primeira vez que Merkel declara apoio à proposta. A chanceler, que foi criada na Alemanha Oriental, durante o governo comunista, que espionava regularmente os seus cidadãos, expressou publicamente sua insatisfação quando veio a público, no ano passado, que seu telefone celular havia sido alvo de escuta por parte da agência de inteligência norte-americana.

O caso veio à tona quando o ex-prestador de serviços à NSA, Edward Snowden, vazou documentos da agência, o que continua a irritar particularmente as elites políticas e mídia europeia, que não se conformam que os americanos que ensinaram os alemães pós-nazistas o significado de privacidade e liberdade do indivíduo estejam coletando dados privados em tamanha escala.

O presidente dos EUA Barak Obama garantiu a Merkel que seu telefone já não é mais monitorado. Mas um jornal alemão revelou recentemente que o telefone de seu antecessor, Gerhard Schröder, foi monitorado em 2002, quando ele se opôs aos planos da administração Bush de invadir o Iraque.

Apesar de todo o furor na Alemanha, a reação francesa à NSA tem sido um tanto ambígua, já que os serviços de inteligência francês são assíduos na coleta de comunicações e dados online — uma ferramenta necessária na luta contra o terrorismo reconhecido por muitos países ocidentais. Na semana passada em Washington, durante entrevista coletiva com Obama e Hollande, o presidente francês sugeriu que qualquer rancor sobre o assunto havia se dissipado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile