Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Justiça sul-coreana prende herdeiro da Samsung

Justiça sul-coreana prende herdeiro da Samsung

0
Publicidade

Lee Jae-yong, herdeiro do grupo sul-coreano Samsung  foi preso nesta sexta-feira, 17, por determinação do Tribunal do Distrito Central de Seu, por sua suposta implicação em um escândalo de corrupção  que provocou a destituição da presidenta Park Geun-hye em dezembro passado.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o tribunal aceitou a petição da Promotoria, que apresentou novas acusações, entre elas a de obstrução da Justiça e de violar a lei que regula as transferências de ativos ao exterior, o que fez os juízes do mesmo tribunal mudarem de opinião, em relação a uma acusação feita anteriormente no começo do mês.

“Levando-se em conta as novas acusações e provas recolhidas, reconhecemos a justificativa e a necessidade de prisão”, disse o juiz sobre sua mudança de opinião, informa a agência. A Promotoria pode mantê-lo preso por até 21 dias antes de apresentar acusações formais.

O herdeiro da Samsung é suspeito de ter autorizado várias filiais do grupo a efetuar pagamentos no valor de 43 bilhões de wons para a ex-presidente sul-coreana. Em troca, a Samsung teria obtido o apoio do Governo para a fusão de duas de suas filiais. O pai dele, o  patriarca da Samsung Lee Kun-hee, está incapacitado desde que sofreu um infarto em 2014.

E comunicado, a empresa diz que a Samsung admitiu ter realizado doações a duas organizações sem fins lucrativos para fundação da ex-presidente sul-coreana Choi Soon-sil, mas negou que esses pagamentos estejam relacionados com a fusão de suas filiais ou que tivessem sido feitas para conseguir benefícios políticos em troca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile