45% dos brasileiros acredita que as Big Tech prestariam serviços financeiros melhores do que instituições tradicionais, mostra estudo

0

As alianças entre os bancos e as companhias de tecnologia continuam sendo uma forte tendência para melhorar a competitividade do setor financeiro. Diante dos desafios que a chegada do Open Banking traz, novos modelos de negócio tendem a facilitar a troca de informações de clientes. Pensando nos desafios que esse novo ambiente deve trazer, a Minsait Payments elaborou a nova edição do Relatório de Tendências de Pagamento, que traz informações completas da América Latina, Reino Unido e Europa.

Ao analisar o cenário da América Latina, o relatório mostra que o Brasil tem o maior número de cartões de crédito e débito em circulação na região (mais de 513 milhões), valor consideravelmente superior ao de seus pares latino-americanos: o México é o segundo colocado, com 167.572 milhões em circulação, a Argentina vem em terceiro lugar, com 109.937 milhões e a Colômbia, em quarto, com 44.861 milhões. Em quinto lugar, está o Chile, com 40.292 milhões.

E, com tantos cartões à disposição, pagar itens à vista parece uma opção cada vez mais distante. De acordo com o estudo, 62% dos brasileiros preferem parcelar compras, um comportamento similar ao de seus pares, com exceção do Peru e da República Dominicana – países em que os consumidores optam por pagar de uma única vez.

A multibancarização (61,8% dos consumidores já tem conta em mais de uma instituição financeira) também é um fator que exerce efeito sobre o brasileiro: 61,8% dos consumidores já têm conta em mais de uma instituição financeira, de acordo com o estudo. Grande parte disso se deve ao fato de que mais de 45% dos brasileiros acredita que as Big Tech podem oferecer serviços com qualidade superior à de instituições financeiras tradicionais.

Casamento longo

Em todos os países analisados há evidências, durante o último ano, de uma redução significativa na duração da relação entre o usuário e o banco, ainda que sejam mantidas relações longas em alguns países. No Brasil, a média de tempo de relacionamento com bancos é de 9,1anos.

Estas são apenas algumas das conclusões da pesquisa, que foi realizada com a colaboração de Analistas Financeiros Internacionais (AFI) e incluiu as opiniões de mais de 45 diretores do setor bancário e mais de 4.000 pesquisas para os clientes de bancos da América Latina, Espanha, Portugal, e Reino Unido, país que se incorpora nesta edição a ser considerado um referente neste mercado. Para acessar o conteúdo completo basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.