Publicidade
Início Segurança Cases Osesp conclui instalação de plataforma de segurança digital

Osesp conclui instalação de plataforma de segurança digital

0
Publicidade

O alcance da tecnologia vai muito além do limite de sua aplicação e relevância em todos os segmentos do mercado. A TI impulsiona, protege e assegura confiabilidade e atuação preponderante em todos as frentes. Para comprovar essa eficiência, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) foi protagonista recente da execução e implementação ágil de serviços tecnológicos, amplamente apoiada pela empresa N1 IT, consultoria em TI especializada em serviços na nuvem, com foco em soluções Microsoft, que agora integra o Grupo Stefanini.

Fundada em 1954, a Orquestra Sinfônica possui papel de destaque no cenário sinfônico nacional e internacional. Sua sede, a Sala São Paulo, localizada na capital paulista, é considerada uma das melhores salas de concerto do mundo, onde são realizadas, em média, 200 apresentações por ano.

Antes de fazerem parte da comunidade de clientes que tiveram seus negócios fortalecidos com os serviços da N1 IT, a Osesp utilizava o Exchange On-Premises, que, mesmo tendo uma configuração de alta disponibilidade, suas atualizações geravam grande preocupação, uma vez que o ambiente exige monitoramento 24×7 e não contava com mão de obra 24×7. Já para as atualizações de versão, o desafio era o alto investimento quando relacionado ao benefício que traria para o negócio.

A chegada da pandemia e a migração de colaboradores para o home office no início de 2020 aceleraram a adoção de um plano de contingência para a Osesp, onde os funcionários passaram a trabalhar remotamente de casa, tornando-se necessária a utilização de uma ferramenta de colaboração eficiente. Após a consultoria realizada pelos especialistas da N1 IT, a conclusão mais adequada e ideal para atender aos requisitos de segurança da orquestra sinfônica foi adotar a solução Microsoft 365. Importante ressaltar que, complementarmente, a N1 IT promoveu uma reconfiguração completa no sistema utilizado, reforçando pontos de atenção para evitar possíveis vulnerabilidades, introduzindo camadas de segurança para proporcionar uma confiabilidade maior a todo o legado de TI da Osesp.

“Antes de iniciar o processo de contratação dos serviços, fizemos um levantamento com outras empresas sobre como seria a migração. Como tínhamos conhecimento no ambiente On-premises, identificamos rapidamente o melhor parceiro e a estratégia de migração. Após conversas técnicas, desenhamos o projeto mais assertivo para atender às necessidades e impactos, com a credibilidade que precisávamos. Migrar nosso modelo ‘Exchange On-premises’ para o serviço ‘Exchange Online’ dependia do conhecimento tecnológico que a equipe de TI da Fundação Osesp até então não dispunha, tendo sido imprescindível contar com um parceiro que entendesse a nossa criticidade e a necessidade de uma migração de baixo impacto para o usuário”, destaca Marcelo Leonardo de Barros, supervisor de TI da Osesp.

A segurança digital tem se tornado cada vez mais necessária. Incrementar o ambiente com camadas de segurança não é mais luxo, mas a garantia de continuidade dos negócios. A tecnologia avança e com ela os ambientes precisam estar cada vez mais seguros e protegidos. E para ampliar a segurança do sistema da Osesp, especialistas da N1 adotaram um processo eficaz na tomada de decisões.

“A ágil atuação da N1 IT foi essencial para nos ajudar com sua expertise tanto no ambiente de migração On-Premises para Exchange Online como também na ativação correta em nosso sistema Active Directory”, complementa o supervisor de TI da Osesp.

Com as mudanças e adoção de um novo modelo de trabalho e soluções de produtividade implementadas, foi iniciada uma segunda fase, que era treinar os usuários para as atuais ferramentas. A tríade que desenha o modelo de negócio da N1 é formada por Tecnologia, Serviços e Treinamento, e após prestar toda consultoria que o caso exigia de entregar a tecnologia altamente confiável, foi fundamental capacitá-los para sua utilização. Desta forma, também foi aplicada ao projeto o PCP Academy, plataforma de cursos da N1 IT, que conta com cursos de desenvolvimento de profissionais e ferramentas de produtividade Microsoft na visão do usuário.

“Trata-se de um programa de treinamentos fundamental para que a nossa entrega seja realizada sempre com excelência de ponta a ponta. É assim que temos o prazer de trabalhar e atender aos nossos clientes, dando a eles a solução e atendimentos precisos para um resultado 100% eficaz”, afirma Shirley Fernandes, diretora Comercial da N1 IT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile