Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Startup cria sistema de aceleração de vendas e cresce mais de 100%...

Startup cria sistema de aceleração de vendas e cresce mais de 100% em 2020

0
Publicidade

Identificar um problema e propor a solução para ele — eis um roteiro comum no início da jornada de qualquer negócio. No caso dos irmãos Cezar e Osvaldo Gehm, o desafio estava no dia a dia da sua antiga empresa, uma agência de comunicação digital: organizar e qualificar o processo de vendas. O resultado deu tão certo que o sistema se tornou uma startup com vida própria. Criada ao lado de Fausto Reichert, a PipeRun cresceu mais de 100% em 2020, com uma carteira de clientes B2B.

Essa evolução, segundo os fundadores, se explica por uma carência no mercado de médias empresas brasileiras: a falta de sistematização do CRM e da gestão do funil de vendas para esse tipo de cliente. “As ferramentas nacionais que existem não oferecem a customização que esse mercado pede. Por outro lado, existem soluções do exterior que trazem isso, mas são muito complexas, caras e inflexíveis”, indica Cezar, CEO da PipeRun.

A startup já atende clientes em todos estados brasileiros, que usam a plataforma para acelerar suas vendas. Mas essa história começou muito antes — na própria origem familiar dos fundadores. “Tenho uma empresa de CRM graças à minha avó, que já fazia o que fazemos lá atrás, no caderninho”, compara Cezar, neto de donos de um armazém que se transformou em uma grande loja multimarcas.

Desde pequeno, o CEO nutriu uma paixão por três elementos que fazem parte da essência da futura startup: empreendedorismo, tecnologia e design. Ao lado do irmão Osvaldo, formou uma das primeiras empresas de criação de sites na cidade natal. Em meio à explosão do marketing digital, a dupla conheceu um parceiro com grande tino comercial: Fausto Reichert, que já possuía uma ampla trajetória em startups e atuava na Assesspro.

Em outubro de 2015, visitando os estandes de um evento sobre marketing e vendas, o trio percebeu que poderia fazer algo de novo no universo dos CRMs — Customer Relationship Management. “Sabíamos que esse era um mar vermelho, cheio de concorrentes. Abrir mais um negócio nesse segmento poderia parecer coisa de louco. Mas, no meu dia a dia profissional, eu sempre tive muita decepção com esse tipo de software. Sabia que era possível entregar algo melhor, que realmente ajudasse as empresas a venderem mais”, aponta Fausto.

Crescimento orgânico

Para a ideia sair do papel, o protótipo começou a ser criado para a própria agência. Tudo desenvolvido fora do horário de expediente: seja nas primeiras horas da manhã ou quase à meia-noite, o trio aprimorava a ferramenta e fazia o projeto tomar forma. “O crescimento foi muito orgânico. No início, fazíamos de tudo: venda, implantação, desenvolvimento, suporte, sustentação”, conta Osvaldo.

Em 2017, ano do lançamento efetivo da PipeRun, a matriz da empresa foi transferida para Porto Alegre e a agência própria não era mais o único cliente: o CRM havia chegado à marca de 100 empresas clientes. A evolução seguiu e, dois anos depois, a PipeRun era avaliada como um dos três melhores sistemas de CRM do Brasil. Foi quando o trio decidiu virar a chave: a partir de 2019, considerado o ano da virada, a startup tornou-se a atividade principal dos sócios, contando com captação de investimentos via BNDES e BRDE e participação no programa Scale Up Endeavor, que agregou mais conhecimento ao negócio.

Com a pandemia e a consequente aceleração do processo de transformação digital da economia, o “boom” ocorreu em 2020: mais empresas precisaram automatizar, centralizar e tornar mais inteligente seus processos de venda. E a PipeRun permitiu que companhias de diversos portes e segmentos fizessem sua estreia no mundo das vendas por processos digitais, acelerando a transformação digital.

Para esses negócios, a empresa também funciona como uma escola. “Nós queremos ensinar o cliente a vender melhor. Não basta oferecer uma plataforma completa se ele não sabe usar o melhor dela. Por isso, nossa preocupação é muito maior em fazer com que nossos usuários vendam mais”, destaca Fausto Reichert. Além de um amplo conteúdo disponível gratuitamente — como e-books, webinars e templates —, foi criado a PipeRun Academy, com cursos online sobre o tema.

Integração e foco no Brasil

Uma das chaves da estratégia da PipeRun é a integração com outras soluções complementares aos processos de vendas — algo que garante que a plataforma seja aderente a vários segmentos de negócios dos clientes. Hoje, são mais de 400 parceiros cadastrados; no início de 2020, esse número não chegava a cinco. “E isso vai crescer ainda mais. Criamos uma API de integração e decidimos montar uma verdadeira rede”, aponta Fausto.

Nadando em um mar de grandes fornecedores — como a Salesforce, gigante americana que soma 150 mil clientes, e a estoniana Pipedrive, com dez escritórios em todo o mundo —, o objetivo da PipeRun é ter foco total no Brasil. “Não precisamos concorrer pelo resto do planeta. Nosso país tem uma demanda reprimida e muito espaço para crescer”, ressalta Cezar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile