Vivo se associa a centro de tecnologias imersivas e IA da UFG

0

A Vivo é a mais nova associada do AKCIT (Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A instituição é referência nacional no ensino, pesquisa e em projetos em inteligência artificial (IA) e em tecnologias imersivas. Com a parceria, a Vivo pretende se manter na vanguarda em temas como IA e inovação.

A iniciativa trará ganhos para a Vivo em pesquisa e desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores. A empresa poderá participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas, tais como IA e outras tecnologias disruptivas, fortalecendo sua capacidade de gerar soluções tecnológicas de alto impacto.

A Vivo também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores, equipamentos capazes de processar grandes volumes de dados, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

"Essa união com a Vivo nos permitirá ampliar o impacto das nossas pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade. A colaboração com empresas líderes como a Vivo reforça nosso papel como referência em IA e tecnologias imersivas no Brasil", destaca Arlindo Galvão, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e coordenador-geral do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT).

Outro ganho é acelerar a qualificação dos colaboradores da Vivo, pois a empresa contará com vagas em formações e capacitações em cursos de tecnologias imersivas oferecidos pela UFG. Além disso, terá acesso à consultoria técnica especializada, o que proporcionará aos colaboradores da Vivo aprendizado prático e avançado. "Com essa iniciativa, a Vivo consolida seu compromisso em oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para nossos colaboradores, impulsionando a inovação e competitividade no mercado", destaca Ana Cecília, Diretoria de Gestão de Talentos e Transformação Cultural da Vivo.

A Vivo tem uma longa trajetória na área de inteligência artificial, que começou há quase uma década, quando a empresa deu início a seu projeto de Big Data. Em 2018 lançou a Aura, motor de IA que atualmente é adotada por mais de 4 milhões de usuários únicos por mês, gerando mais de 25 milhões de interações com clientes. Em 2021 a companhia passou a estudar o modelo de IA Generativa, antes mesmo dele ser disponibilizado em uma interface pública, e hoje tem diferentes casos de uso interno dessa tecnologia.

Um deles é o I.Ajuda, uma solução de co-piloto treinada com mais de 6.500 documentos sobre a empresa, produtos, serviços, sistemas e guia de marca. Criada para apoiar os atendentes de call center e de lojas da Vivo, a solução fornece um resumo inteligente do perfil do cliente que está sendo atendido, além de guiar os atendentes nas diversas atividades para resolver a dúvida ou a situação do assinante. Já são 23 mil usuários que interagem mais de 5 milhões de vezes por mês com o I.Ajuda, fazendo perguntas e dando feedbacks para que a IA seja treinada todos os dias. O projeto reduziu o tempo de atendimento dos clientes em 9%, no caso de consumidores finais, e em 4%, de empresas, além de obter melhora de indicadores de rechamada e nota de avaliação do cliente também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.