Fidelização na telefonia volta à pauta da CCT na próxima semana

0

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), relator do projeto de lei (PLS 88/09) que prevê o fim da fidelização nos serviços de telecomunicações pediu a retirada da proposta da pauta de votação da reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizada nesta quarta-feira, 17. Ele alega que aguarda detalhamento da posição oficial do Procon a respeito dessa prática.
Entretanto, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) afirma que Procon é favorável ao fim da cláusula de fidelização que exige do consumidor a permanência como cliente da operadora por meio de contrato, por período que pode chegar a um ano.
O autor do projeto, o então senador Expedito Júnior, classifica como "abusiva" a cláusula de fidelização. Conforme ele explica, na justificativa da matéria, serviços de telecomunicações – incluindo telefonia fixa e móvel, TV aberta e a cabo, e acesso a internet em banda larga – frequentemente adotam cláusulas de fidelização. Em troca de supostas vantagens, as companhias exigem permanência mínima dos consumidores, estabelecendo pesadas multas no caso de rescisão antecipada.
O projeto retorna à pauta dos trabalhos da CCT na reunião da próxima semana. Se aprovado, segue para análise, em decisão terminativa, da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.