Atendendo às exigências do governo chinês, a HP publicou na terça-feira, 16, um pedido de desculpas em seu site na China por causa de defeitos apresentados nos monitores e de problemas de superaquecimento em diversos modelos de laptops. A fabricante americana anunciou também que vai pagar indenizações e estender a garantia aos compradores dos laptops defeituosos.
A declaração foi feita depois que o governo chinês declarou que iria investigar as queixas de falhas em diversos modelos de notebooks da marca.
Na semana passada, um grupo de advogados chineses, representando mais de 170 consumidores que dizem prejudicados pelas falhas nos equipamentos, solicitou à Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspecção e Quarentena (AQSIQ) que investigasse a qualidade dos notebooks HP. Os advogados exigiram que a empresa fizesse uma retratação pública e um recall de todos os modelos defeituosos.
Na segunda-feira, 15, o órgão regulador chinês declarou que começaria uma investigação do caso e a HP, em resposta, declarou ter havido algum "mal-entendido" e que não pretendia fazer recall de nenhum de seus produtos na China. Esta foi a primeira reclamação formal recebida pela companhia fora dos Estados Unidos.
Segundo a declaração da terça, publicada pelo americano The Wall Street Journal, a HP se compromete a oferecer o conserto gratuito para todos os notebooks que apresentarem as falhas e uma garantia de dois anos após o reparo. A companhia também disse considerar o pagamento de uma indenização às pessoas que compraram os modelos em questão, mas ainda não os receberam.
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