O aumento exponencial do tráfego de dados resultante do avanço da internet e de suas características sociais deve elevar o consumo de energia elétrica nos próximos anos. Projeção do Gartner mostra que, até 2015, 50% dos data centers mundiais terão zonas de alta densidade, enquanto esta proporção era de 10% no ano passado.
A consultoria define zonas de alta densidade como sendo aquelas que consomem mais de 10 quilowatts de energia por rack de equipamento – qualquer rack que tenha mais de 50% de sua capacidade ocupada estará, necessariamente, em uma zona de alta densidade, daí a relação com o alto tráfego de dados.
Segundo o estudo, os data center desenvolvidos nos últimos cinco anos foram desenhados para ter uma distribuição uniforme de energia entre os racks, sempre entre 2 kW e 4 kW por rack. Como cada vez mais espaço tem sido consumido por empresas, essa forma de distribuição de energia rapidamente se tornou obsoleta. Por isso, o instituto de pesquisas aponta que as zonas de alta densidade vão se tornar mais necessárias ao longo dos próximos anos.
Para o Gartner, essas zonas são uma forma de melhor organizar e gerenciar o consumo de energia, principalmente os relacionados a refrigeração, pois racks de servidores organizados permitem melhor circulação de ar e sistemas de resfriamento menos robusto. As zonas de alta densidade, segundo a consultoria, serão usadas como uma forma de economizar espaço dentro dos data centers, mas apresentam o risco de se tornarem centros de alto consumo de energia.
- Energia