Brasil é 44º em ranking mundial de conectividade da Qualcomm

0

O Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI), levantamento realizado pela Convergencia Research encomendado pela fornecedora de chipsets para avaliar o grau de adoção das tecnologias da informação e comunicações (TICs) na sociedade como matéria prima para a inovação, com foco no México e no Brasil, colocou o país como o quarto mais conectado entre 20 países da América Latina e do Caribe — atrás de Uruguai, Chile e Argentina.

A comparação com China, Índia, Rússia e África do Sul, que junto com o Brasil compõem o BRICS, foi ainda melhor: o país perdeu apenas para a Rússia em conectividade, mas ficou apenas em 44º lugar, com pontuação de 34,1 pontos (de 100 possíveis) entre os 73 países pesquisados mundialmente. Com 1,4 mil entrevistados no Brasil, o QuISI analisou 14 variáveis, como penetração dos serviços de telefonia e banda larga fixa e móvel, TV por assinatura, penetração de smartphones e tablets, velocidades médias das conexões e dados de investimentos do setor de telecomunicações. Hong Kong, região administrativa especial da China, está em primeiro lugar no índice de conectividade, com uma pontuação total de 79,27 pontos.

Intermediário

Os 73 países foram divididos em grupos, ultraconectados, avançados, intermediários e emergentes. O Brasil, assim como a maioria dos países da América Latina, foi classificado como intermediário, e se destacou nos quesitos investimentos (21º lugar), penetração móvel (24º) e conexões machine-to-machine (29º).

De acordo com o estudo, o Brasil pode acelerar o avanço no cenário da mobilidade com investimentos para obter maior penetração de banda larga móvel (posição 39 entre os 73 países com índice de 35% sobre a população total do país) e maior penetração de tablets (36º lugar, com penetração de apenas 4%, equanto a média mundial é 9,48%).

A velocidade da banda larga também deixa a desejar. Com apenas 2,3 Mbps de média de velocidade na banda larga fixa (média mundial é 4,48 Mbps) e de 1,1 Mbps na banda larga móvel (média global de 2,28 Mbps), o País ocupa apenas as posições 49 e 53, respectivamente.

Comportamento

De acordo com o QuISI, há 82,9 milhões de usuários de Internet no Brasil, o que representa 49,2% da população maior de 10 anos, e, desse total, 89% usam redes sociais; 31% usam serviços de microblog; 69%, serviços multimídia online; 37% jogam online; 23% baixam e-books, 10% usam alguma forma de serviços de vídeo sob demanda por assinatura, 38% usaram serviços bancários móveis.; e 60% compraram alguma coisa online nos últimos três meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.