Vendas de impressoras no país caem quase 12% em 2014

0

As vendas de equipamentos de impressão registraram queda de 11,9% no ano passado no Brasil, quando foram comercializadas 3,2 milhões de unidades, segundo dados da IDC Brasil. Em receitas oriundas de vendas, foi gerado o montante de US$ 804,6 milhões, resultado 18.4% inferior ao obtido em 2013.

A redução de demanda atingiu tanto a tecnologia jato de tinta (que atualmente representa 73.1% do total de vendas), como a tecnologia laser (26.9% das vendas) no ano. Segundo a consultoria, os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de vendas dos equipamentos de menor porte, que em decorrência de suas especificações técnicas e precificação, são em sua maioria endereçados à demanda de usuários domésticos, profissionais liberais e pequenas empresas – neste nicho de mercado houve a maior queda em volumes de vendas.

Segundo Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, além de eventos como carnaval, copa do mundo, eleições presidenciais e explosão cambial, no último trimestre, houve relevantes ajustes de preços e alterações de estratégias por parte de alguns fabricantes no segundo semestre de 2014. "A soma de todas essas variáveis contribuiu diretamente para a desaceleração dos resultados do mercado", afirma o analista.

O relatório salienta ainda que, no segmento corporativo, as inovações estão voltadas ao aperfeiçoamento, otimização e ampliação dos serviços gerenciados de impressão: além da impressão em si, também a oferta da gestão eletrônica de documentos é um dos focos de atuação dos fabricantes. Já no ambiente doméstico, a operação tradicional voltada à venda de "hardware+suprimentos" passa por inovações tecnológicas, que visam a possibilidade de satisfação da demanda e geração de retornos financeiros saudáveis aos fabricantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.