Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) FAPESP e IBM aprovam 8 projetos de pesquisa na área de computação...

FAPESP e IBM aprovam 8 projetos de pesquisa na área de computação cognitiva

0
Publicidade

A FAPESP e a IBM anunciaram nesta quinta-feira, 16, o resultado da primeira chamada conjunta de propostas para o desenvolvimento de pesquisas na área de computação cognitiva. Foram aprovadas oito propostas, que receberão até R$ 200 mil para aquisição de equipamentos, financiamento de bolsas de estudos e suporte para participação em eventos científicos. A duração dos projetos selecionados será de até dois anos.

Os projetos aprovados vão desenvolver pesquisas com foco em temas específicos da área de computação cognitiva, como novos modelos de aprendizado de máquina, robótica cognitiva, lógica probabilística e ontologia computacional.

O acordo prevê o apoio ao desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre pesquisadores da IBM e de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo, com perspectivas de investimentos de até US$ 500 mil compartilhados entre a FAPESP e a multinacional.

As instituições selecionadas são: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp; Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da UFABC; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP; Escola Politécnica (Poli) da USP; Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP; Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP; Centro Universitário da FEI, campus de São Bernardo do Campo.

O objetivo do projeto é criar a tecnologia a ser usada no futuro em sistemas computacionais capazes de processar e integrar diferentes tipos de dados, envolvendo aprendizado de máquina em grande escala, capacidade de raciocínio e reconhecimento de padrões complexos.

A relação dos projetos aprovados está disponível no website da Fapesp. Nos próximos meses deverá ser divulgada uma nova chamada de propostas para incentivo a pesquisas como essas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile