Como capacitar funcionários por meio da transformação digital

0

A transformação digital não é apenas uma palavra da moda. É um processo de mudança que impacta tanto os funcionários quanto as organizações. À medida que a tecnologia avança e as empresas evoluem no Brasil, é hora de os funcionários se prepararem para adaptar a maneira como trabalham e adotar novos conjuntos de habilidades.

É possível para as empresas usarem a transformação digital não apenas para se transformarem digitalmente, mas também fornecerem uma experiência geral melhor para os próprios funcionários. Podem, por exemplo, automatizar o trabalho repetitivo nos departamentos de TI para criar uma experiência semelhante à do consumidor para os usuários finais. Assim, o funcionário consegue se concentrar em tarefas mais objetivas.

Mas a mudança não é algo fácil para todos. E enquanto uma empresa pode adquirir a melhor tecnologia para alavancar sua jornada de transformação digital, esse investimento será desperdiçado se os funcionários não aceitarem a mudança. Como líder, é meu papel motivar e demonstrar como essa mudança ajudará a tornar o trabalho da equipe mais fácil. Tendo passado por esse processo, há algumas dicas que aprendi ao longo do caminho para ajudar a melhorar a transformação digital de outras empresas.

Comunicando a mudança: por que essas mudanças estão acontecendo?

Com qualquer tipo de mudança, sua organização precisa ser muito clara em seu propósito. Quanto mais clareza você puder fornecer como líder, maior a probabilidade de os funcionários apoiarem a novidade. Se você possui um plano sólido de comunicação interna para educar seus funcionários sobre os benefícios, o mais provável é que os funcionários se sintam envolvidos e apoiem a transição.

Encorajando a mudança: como criar entusiasmo?

As organizações recorrem à transformação digital para simplificar as tarefas e facilitar as cargas de trabalho dos funcionários, para que possam se concentrar no trabalho que impacte nos resultados.

Para levar os funcionários a bordo das mudanças, eles precisam entender os benefícios que trarão para suas tarefas diárias. Uma forma eficaz é construir um comitê de "líderes de torcida", colaboradores que defenderão as mudanças em toda a sua organização. Seus funcionários são seus melhores embaixadores, eles devem ter uma compreensão sólida dos benefícios, mas também de como usar a nova ferramenta ou o software que está sendo implementado.

Os dados são cruciais: como saber se a mudança está funcionando?

Envolver seus funcionários no processo e obter seus comentários ao longo do caminho não apenas ajudará a garantir que se sintam valorizados, mas também determinará se o processo de transição é eficaz. Além disso, alavancar os dados coletados durante a transformação pode informar como você se adapta, corrige e avança.

As taxas de adoção dos funcionários às novidades da sua empresa podem ser analisadas por meio das plataformas de desempenho on-line. Através delas, você tem acessos a dados que medem oportunidades de melhoria em áreas específicas para fornecer feedback em tempo real sobre sua transformação digital. É possível economizar até US$ 225 mil por ano nas empresas ao automatizar a coleta e a análise de dados.

Usando os dados disponíveis, você pode ajustar sua estratégia de gerenciamento de mudanças para se alinhar aos objetivos e valores de sua empresa, ao mesmo tempo em que garante que sua equipe esteja envolvida e engajada com a transição, contribuindo para o resultado final.

A mudança é inevitável, mas também é necessário que as organizações impulsionem o crescimento de seus funcionários. Identificar claramente seu plano, incentivá-los durante todo o processo e monitorar os resultados permitirá uma transição suave.

Kátia Ortiz, country manager da ServiceNow no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.