A TIM realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros estão incorporando a Inteligência Artificial em suas rotinas. Realizado por meio da plataforma TIM Ads, o estudo recebeu quase 85 mil respostas de clientes de todo o Brasil e revelou que a IA já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores, refletindo a crescente influência da tecnologia na vida das pessoas.
Os dados coletados mostram que 74% dos respondentes já ouviram falar de Inteligência Artificial e 53% já utilizaram alguma ferramenta – destes, 71% informam usar com frequência. No ranking de popularidade, as assistentes virtuais aparecem na liderança (28%), seguidas por tradutores automáticos (24%), IA para vídeos e música (22%) e criação de imagens (22%). Entre as plataformas mais conhecidas, destacam-se a Alexa (28%), o Google Tradutor com IA (26%) e o Google Assistant (24%). As IAs generativas, como o ChatGPT (19%) e o Gemini (18%), também estão ganhando destaque e relevância.
Quando questionados sobre o pagamento para usar a IA, 31% dos clientes que responderam à pesquisa afirmaram que já utilizam alguma ferramenta paga, enquanto 24% demonstraram interesse, caso os preços sejam acessíveis. A principal preocupação apontada é a privacidade e a segurança de dados (21%).
Os resultados da sondagem TIM Ads confirmam a crescente demanda por capacitação no universo da IA. Indo ao encontro das necessidades dos clientes, a TIM já oferece – por meio da parceria com o Descomplica – o curso livre gratuito "ChatGPT para Aumentar sua Produtividade". Com conteúdos que visam aumentar a eficiência e o desempenho no ambiente de trabalho, em apenas poucos meses, o curso tornou-se o mais procurado dentre os disponíveis gratuitamente para usuários da operadora, já registrando 180 mil inscrições.