Estudo mapeia o processo de incorporação de IA no dia a dia do brasileiro

0

A TIM realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros estão incorporando a Inteligência Artificial em suas rotinas. Realizado por meio da plataforma TIM Ads, o estudo recebeu quase 85 mil respostas de clientes de todo o Brasil e revelou que a IA já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores, refletindo a crescente influência da tecnologia na vida das pessoas.

Os dados coletados mostram que 74% dos respondentes já ouviram falar de Inteligência Artificial e 53% já utilizaram alguma ferramenta – destes, 71% informam usar com frequência. No ranking de popularidade, as assistentes virtuais aparecem na liderança (28%), seguidas por tradutores automáticos (24%), IA para vídeos e música (22%) e criação de imagens (22%). Entre as plataformas mais conhecidas, destacam-se a Alexa (28%), o Google Tradutor com IA (26%) e o Google Assistant (24%). As IAs generativas, como o ChatGPT (19%) e o Gemini (18%), também estão ganhando destaque e relevância.

Quando questionados sobre o pagamento para usar a IA, 31% dos clientes que responderam à pesquisa afirmaram que já utilizam alguma ferramenta paga, enquanto 24% demonstraram interesse, caso os preços sejam acessíveis. A principal preocupação apontada é a privacidade e a segurança de dados (21%).

Os resultados da sondagem TIM Ads confirmam a crescente demanda por capacitação no universo da IA. Indo ao encontro das necessidades dos clientes, a TIM já oferece – por meio da parceria com o Descomplica – o curso livre gratuito "ChatGPT para Aumentar sua Produtividade". Com conteúdos que visam aumentar a eficiência e o desempenho no ambiente de trabalho, em apenas poucos meses, o curso tornou-se o mais procurado dentre os disponíveis gratuitamente para usuários da operadora, já registrando 180 mil inscrições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.