Telemar propõe reestruturação para pulverizar controle

0

O grupo Telemar anunciou um plano de reestruturação societária para a pulverização do seu controle e a entrada da empresa no chamado ?Novo Mercado? da Bovespa.

As ações ordinárias e preferenciais da Telemar Norte Leste S.A. (Tmar) e da sua holding Tele Norte Leste Participações (TNL) serão trocadas por ações ordinárias da Telemar Participações S.A. (TmarPart), que hoje está no topo da cadeia societária e tem entre seus acionistas a AG Telecom, La Fonte, GP Investimentos, BNDES e os fundos de pensão.

Ou seja, a enorme variedade de classes de ações do grupo Telemar vendidas hoje em Bolsa será reduzida a apenas uma: ações ordinárias da TmarPart. Com isso, todos os acionistas terão direito a voto. Espera-se melhorar a liquidez dos papéis e valorizar a empresa. Ao fim da reestruturação, a TmarPart será renomeada para Oi Participações.

A operação também é uma manobra para permitir aos atuais acionistas controladores (BNDES, La Fonte, Andrade Gutierrez e GP Participações) começarem a abrir caminho para realizar os investimentos feitos na empresa desde a época da privatização, em 1998.

O que mais chama a atenção na reestruturação é o fato de que não haverá mais um grupo de controle isolado em uma holding. O acordo de acionistas da TmarPart será modificado: o número de votos por acionista ou grupo de acionistas com o mesmo interesse será limitado a 10% do capital.

O conselho de administração será composto de no mínimo 11 membros, a maioria independentes. Além disso, os atuais controladores da TmarPart pretendem se desfazer de até quase a metade de suas ações após a reestruturação. Pelos cálculos para a conversão dos papéis, esses acionistas terão 31% das ações após a reestruturação.

Eles farão uma oferta pública para a venda de algo entre 9% e 15% dos papéis da TmarPart assim que for concluída a reestruturação. Pelo novo acordo de acionistas, qualquer compra estratégica acima de 20% de participação na empresa deverá ser feita acompanhada de oferta pública de aquisição das ações dos demais acionistas.

As ações ordinárias em mãos de minoritários serão trocadas por 80% do valor daquelas em mãos do atual grupo controlador. Já as preferenciais terão seu preço calculado a partir do valor médio nos 30 dias anteriores a 13 de abril, acrescidas de um prêmio de 25%.

Pelos cálculos apresentados, a nova TmarPart terá a seguinte estrutura societária: 31% estará nas mãos dos atuais controladores da companhia; 22,1% com os atuais donos de ações ordinárias da TNL; 36,3% com os detentores de preferenciais da TNL; 9,1% com donos de preferenciais da Tmar; e 1,6% com detentores de ordinárias da Tmar.

O passo a passo da reestruturação será o seguinte: 1) Cisão prévia da TmarPart para separar a Contax, que não participará da reestruturação; 2) Incorporação das ações da TNL pela TmarPart; 3) Conversão voluntária de ações preferenciais da Tmar para ações ordinárias da Tmar, com possibilidade de resgate das não convertidas; 4) migração das ações ordinárias da Tmar para ações ordinárias da TmarPart; 5) oferta pública de 9% a 15% das ações ordinárias da TmarPart detidas por seus antigos controladores.

Condições

Para que aconteça, a reestruturação precisa antes ser aprovada pela maioria dos acionistas minoritários da TNL. A deliberação acontecerá até 31 de maio deste ano. A reestruturação também está condicionada à aprovação da Anatel e ao sucesso da oferta pública de 9% a 15% da nova companhia por seus antigos controladores.

O preço por ação nessa futura oferta pública precisará alcançar o intervalo entre R$ 2,6933 e R$ 2,9768. A conclusão da oferta acontecerá até 31 de julho próximo. O registro da TmarPart no novo mercado na CVM e na bolsa de Nova Iorque deverá acontecer até 30 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.