IFRJ implanta serviço de voz sobre IP para reduzir custos de telefonia

0

O IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) integra a lista das mais de 100 instituições públicas de ensino e pesquisa que utilizam o fone@RNP, serviço de telefonia de Voz sobre IP (VoIP) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Segundo Fábio Carlos Macedo, diretor adjunto de tecnologia da informação (TI) do IFRJ, o serviço está em processo de implementação para interligar a reitoria e onze campi.

"Estamos em fase de expansão. A ideia é que até o final de 2014 já possamos contar com mais cinco campi, que também contarão com o fone@RNP", projeta.

O serviço já é utilizado em 33 Institutos Federais brasileiros. Dos que já aderiram, 15 concluíram a instalação em suas reitorias e estão iniciando a instalação nos campi.

Com isso, já são 23 reitorias e 15 campi em várias unidades federativas fazendo uso do serviço. Recentemente, foi fone@RNP foi adotado pela IFPI (Instituto Federal do Piauí).

A grande vantagem é a redução dos custos com ligações telefônicas, pois o serviço permite a comunicação por voz (via telefone comum, telefone IP ou software) pela internet.

Com o fone@RNP, as chamadas entre as instituições são feitas através da rede de dados. "E se a ligação tiver como destino uma instituição não conectada, em outra cidade, o custo é de uma ligação local", acrescenta Hélder Vitorino, gerente de projetos da RNP.

A adesão do IFRJ ao serviço faz parte do esforço da RNP em levar a tecnologia aos campi dos Institutos Federais, já que essas instituições ainda são minoria entre as usuárias.

O pedido partiu do Ministério da Educação (MEC) – uma das pastas integrantes do programa interministerial que mantém a RNP –, sob a justificativa de que os Institutos Federais têm uma quantidade muito grande de funcionários e pesquisadores que precisam fazer ligações interurbanas e até internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.