State Grid gerencia projetos de transmissão de energia elétrica com ferramenta de colaboração

0

Os projetos de transmissão de energia elétrica da asiática State Grid nas usinas de Belo Monte  e Xingu e o segundo circuito da linha de transmissão da usina de Teles Pires (TP2) geram um grande fluxo de documentos que são emitidos em diversos pontos e por colaboradores de diferentes áreas, como engenharia, gestão de projetos, canteiro de obras, planejamento e fornecedores. Mesmo sendo uma administração centralizada, o processo é todo compartilhado, já que os documentos precisam estar disponíveis para diversas pessoas e em locais diferentes.

Ao considerar a importância de manter toda essa documentação sob controle, dispondo desses arquivos de uma forma totalmente rápida e descomplicada para todos os envolvidos, a empresa descontinuou o uso do e-mail e de planilhas, que tornavam o processo moroso, e adotou o software de colaboração em nuvem do Construtivo, empresa de TI com expertise em engenharia.

A solução, fornecida no modelo SaaS (Software as a Service), está sendo utilizada em todo o relacionamento dos colaboradores, desde a elaboração do projeto até execução da obra. A principal importância de ter os documentos em nuvem e com controle de versão, segundo a State Grid, é a confiabilidade e a rastreabilidade da informação, ou seja, com a ferramenta é possível saber quem está gerando a informação dentro do sistema e para quem será direcionado cada documento.

"O Colaborativo vai além da gestão eletrônica de documentos tradicional porque não é somente um repositório de documentos na nuvem, mas sim uma ferramenta de gestão, que fornece inteligência por meio do recurso de workflow com alertas e perfis de acesso que permitem dar sequência a cada projeto, tal como a análise, a revisão, a aprovação e a execução", acrescenta o responsável de planejamento do projeto TP2, Vinícius Cruz.

A ferramenta simplificou e trouxe maior eficiência e produtividade. Entre os exemplos, os processos e as rotinas da gestão de projetos, que apresentavam dificuldades de controle das diferentes versões, o que resultava em demora na elaboração dos projetos e, consequentemente, gerava prejuízo.

Já o gerenciamento das informações é obtido por meio de indicadores e dashboards automáticos, que fornecem dados de evolução do projeto, produtividade e assertividade dos fornecedores. "É uma alternativa aos relatórios, já que precisamos ter uma maneira mais efetiva e rápida de controlarmos os processos vindos do grande volume de documentos em circulação na ferramenta, que incluem projeto executivo, relatórios de obra, inclusão de contrato e anexos, medições, notas fiscais, entre outros", pontua Cruz.

O Colaborativo, que foi utilizado desde a construção de Belo Monte, permite a otimização do processo a partir de um ambiente seguro e único, que dá condições de armazenar, consultar e organizar documentos que estão completos ou em andamento. "O tempo que seria utilizado para gerenciar todos os processos é gasto com produtividade da equipe", finaliza Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.