Implantação da ANPD ainda demora para acontecer

0

A implantação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e a criação da equipe que irá compor a entidade, vinculada à Presidência da República, ainda está indefinida. Apesar da edição do decreto MP nº 869/2018 no final do governo Temer, não existe hoje um ambiente político institucional para viabilização da iniciativa.

A informação é José Antonio Ziebarth, diretor da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, que participou nesta quarta-feira, 17, do seminário Autoridade Nacional de Proteção de Dados, promovido pela Fiesp/Ciesp, em São Paulo.

A medida provisória também trouxe um descompasso entre vigência a Lei e criação da entidade. A entrada em vigor da lei foi prorrogada por mais seis meses, para agosto de 2020, enquanto a ANPD deveria começar a funcionar em janeiro de 2020.  Além disso, não existe dotação orçamentaria que deveria estar prevista no Orçamento do ano passado.,  

Ziebarth esclareceu ainda que os contratados pela a ANPD seria enquadrados na categoria da DAS (Direção e Assessoramento Superior) nível 5, que deve observar os decretos 9739 e 9727, que tratam da reforma da gestão pública e da nomeação para altos cargos, que exige idoneidade, experiência profissional e formação educacional compatível com o cargo.

Ressaltou que o responsável pela ANPD deverá ter uma forte representatividade, pois será responsável pelo relacionamento e fiscalização de órgãos públicos como Ministério da Educação, da Saúde, Serpro e Dataprev, etc., que trabalham com grande base de dados pessoais.

Outra preocupação é a forma de como a ANPD vai tratar as Pequenas e Médias Empresas não tão preparadas, inclusive daquelas fora dos grandes centros urbanos; e quais canais de comunicação serão criadas para educar e orientar pessoas e empresas.

Cintia Rosa Pereira de Lima, professora de Direito Civil da FDRP/USP e livre docente em Direito Civil, que participou do painel de discussão do evento, disse que a ANPD  deve ter prioritariamente um caráter de orientação e prevenção, e que as multas na Lei previstas deveriam ser aplicadas só em caso de violações graves.     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.