99% das empresas não são digitais. Qual impacto com esta crise?

0

Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytics Services mostra que 68% das companhias líderes digitais tiveram melhorias na rentabilidade dos seus negócios e mais de 80% relataram que o maior risco associado à digitalização é não abraçar esta mudança. Tais números reafirmam a necessidade vital das empresas em olharem para a inovação e a transformação digital de forma estratégica. E o Coronavírus veio para mostrar essa necessidade.

Tivemos uma prova com a exigência do isolamento que inovação e transformação digital ainda são dois conceitos bem distantes na realidade diária das empresas, em especial nas organizações brasileiras. E o impacto da crise, nessas, certamente será maior. Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela operação americana da consultoria Protiviti com mais de 1.500 pessoas, sendo 30% composto por C-Levels dos mais diferentes segmentos, mostra que menos de 1% das companhias analisadas foram classificadas como líderes digitais em seus segmentos.

Em relação às outras 99%, conclui-se que são empresas que não olham para as possibilidades existentes da economia disruptiva e têm, mesmo que de forma involuntária, uma certa dificuldade de romper com modelos mais tradicionais. Se não reagirem, essas organizações ficarão fadadas ao ostracismo, sem forte associação da marca com inovação e sem entregar uma experiência diferenciada ao cliente, que mudou seus hábitos com a quarentena. Mais do que nunca, é preciso ter planos de negócios digitais aprofundados a curto ou médio prazo.

Com base neste cenário, é possível projetar a atual situação de inovação e transformação digital das corporações brasileiras, considerando que, segundo divulgações da IDC Corporate, em 2019, foram investidos U$ 1,2 trilhão em inovação e 50% desse investimento foi realizado pelos Estados Unidos ou China. Claramente este investimento resulta desde a classificação do País no Índice Global de Inovação, no qual o Brasil está em 66°, e até mesmo o nível digital das empresas.

Dentre as possíveis explicações em torno destes dados é que a transformação digital ainda causa medo dentro da economia mundial tradicionalista, principalmente as brasileiras. Há movimentos, mas são tímidos, resumidos apenas em entrega de serviços e de produtos. Só! E o Coronavírus vai forçar o movimento de adoção da Transformação Digital que há tempos estava apenas nos planos das empresas. Há muito mais a explorar, visando principalmente agilidade e vantagem competitiva. No Brasil, apenas 4% das empresas possuem comportamento digital, de acordo com dados da Exec e Panorama Researc, e o impacto, nessas organizações, será maior agora.

Apesar dos dados serem assustadores, principalmente sob a perspectiva brasileira, esse é um momento oportuno para as empresas se tornaram digitais ou para aquelas que já se encontram em estágio mais avançado virarem líderes digitais. Obviamente, existem obstáculos para a transformação digital, tais como: mudança cultural, desenvolvimento de novos modelos de negócios, melhoria na experiência do cliente, entre outras, porém o primeiro passo é realizar um diagnóstico de transformação digital para atuar de forma mais assertiva, obtendo os melhores resultados. É hora da teoria virar prática!

Victor Carreiro, líder de Transformação Digital na ICTS Protiviti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.