Um avanço significativo para a modernização do Brasil

0

Modernidade é a melhor definição que encontro para expressar a importância da edição da Medida Provisória nº 951/2020, publicada na quarta-feira, 15 de abril, no Diário Oficial da União, que determina que os certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil agora podem ser emitidos 100% online.

É um ato do governo Bolsonaro que revoluciona e otimiza a emissão, agora à distância, do certificado digital ICP-Brasil, o único com todos os critérios de segurança e padrões internacionais.

A norma significa uma mudança radical ao destravar e impulsionar a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Digo mais, considero a MP um salto de mais de 20 anos. Destaco que essa alteração é, definitivamente, o marco mais importante na história da certificação digital brasileira desde a sua criação, em 2001. A partir de agora, a lei finalmente determina que compete às Autoridades de Registro identificar e cadastrar usuários de outras formas que não somente a presencial.

Tempos competitivos exigem dos gestores públicos capacidade de criar, prever as mudanças do cenário econômico e, também, a atitude necessária e arrojada para a resolução de problemas que impactam na vida do país. E assim foi feito com essa mudança de procedimento.

Em resumo, a medida moderniza, atualiza e cria, entre outros fatos, novas condições de negócios para o segmento de certificação digital no Brasil. A forma de viver mudou e, assim, é necessário criarmos, a cada dia, estratégias e mecanismos para garantir, definitivamente, a validade dos documentos digitais.

Os efeitos da norma vão além da operação e emissão do certificado digital online. Ela pode ser considerada matéria de soberania nacional, de segurança nacional, e, acima de tudo, de inclusão digital.

A modernização do processo de emissão contribui para que o cidadão resolva problemas, a economia não pare, o mercado evolua e contribui integralmente com a digitalização dos serviços públicos brasileiros, fundamentais nos dias atuais.

Há mais de um ano, quando assumi a diretoria do ITI, procurei implantar um modelo de trabalho nos melhores padrões de governança digital. Hoje, o tempo de emergência acelera decisões que já estavam previstas para a modernização da certificação digital ICP-Brasil.

A norma, nascida com o caráter de urgência, procura dar segurança para quem não pode circular pelas ruas das cidades e que precisa resolver pendências e realizar transações pela internet. Além disso, um brasileiro residente fora do país, pode, a qualquer momento, emitir seu certificado digital ICP-Brasil, completamente online. Durante a quarentena, a distribuição de documentos, produtos e serviços, inclusive de prescrição e atestado médico, poderá ser feita em ambiente digital, à distância, com a certificação digital que tem a presunção de validade jurídica e não repúdio; ou seja, ninguém poderá negar a autoria do documento.

Essa é uma grande inovação e avanço para a ICP-Brasil. A permissão para a implantação do novo procedimento de emissão online é fundamental nesse momento e também para o futuro da certificação digital brasileira como um instrumento para o crescimento econômico e tecnológico e que promoverá o país no ranking Doing Business.

Afirmo, com certeza, que a facilidade para emissão vai estimular o mercado de certificação digital, alterar modelos de negócios, incentivar o barateamento das emissões, despertar a concorrência e, principalmente, massificar e democratizar o acesso. Com isso, tenho a convicção que as metas de emissão de certificados digitais esperadas pelo ITI serão superadas até o final de 2020.

Nesse sentido, os brasileiros terão acesso facilitado ao mais poderoso artefato de autenticação e assinatura digital e poderão dispor dos recursos de mais de 170 serviços – que podem ser consultados no portal Aquitemcd.iti.gov.br –, resolvendo pendências, fazendo transações, negócios e pagamentos.

A modernidade chegou aos certificados digitais, permita que chegue a sua vida também, pois modernizar é preciso, mas manter a segurança é necessário.

Marcelo Buz,  diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, secretário-executivo do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil e membro do Comitê Interministerial para a Transformação Digital – CITDigital e do Comitê Central de Governança de Dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.