O alto custo dos serviços de telefonia móvel no Brasil será tema de audiência pública nesta terça-feira, 18, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro é analisar por que o serviço brasileiro é considerado o quarto mais caro do mundo, atrás apenas do Japão, França e Austrália, conforme estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que propôs a audiência, afirmou que além de cara, a telefonia móvel no Brasil é a campeã de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. "Os serviços não são fornecidos com a qualidade e a eficiência exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor", disse.
Para o debate foram convidados o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg; o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ), Ricardo Morishita Wada; a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn; o presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Leonardo Roscoe Bessa; o diretor-executivo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Eduardo Levy; e o diretor do Centro de Saúde Ambiental do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Sezifredo Paz. As informações são da Agência Câmara.
- Audiência