Foursquare cresce 800% no Brasil nos últimos 12 meses

0

A Foursquare avalia a constituição de um escritório local no Brasil para atender a toda a região da América Latina nos próximos 12 meses. A informação é do vice-presidente de negócios da rede social baseada em localização, Holger Luedorf, que abriu o segundo dia do 11º Tela Viva Móvel, realizado em São Paulo pela Converge Comunicações.

A escolha não é aleatória. “O Brasil não é apenas o mercado mais importante da América Latina, é também o mercado da Foursquare que mais cresce em número de usuários: cresceu 800% nos últimos 12 meses”, revela o executivo de desenvolvimento de negócios da companhia, Charles Birnbaum.

Segundo Birnbaum, que vem liderando as negociações com operadoras e agências de publicidade no mercado brasileiro e latino-americano há mais de um ano e meio,  o Brasil é o terceiro maior mercado da Foursquare, atrás apenas de Estados Unidos e Indonésia. “O Brasil representa uma grande oportunidade, o número de check-ins aqui está entre 10 e 15 por usuário ao mês, o que é maior do que a média de outros países”, acrescenta Luedorf.

Dados apresentados pelo VP da Foursquare dão conta de que a rede soma globalmente mais de 20 milhões de usuários, metade dos quais nos EUA; 750 mil estabelecimentos comerciais cadastrados; e mais de 2 bilhões de check-ins.

Explorando o mercado

Luedorf e Birnbaum estiveram reunidos esta semana com operadoras móveis e agências de publicidade brasileiras para avaliar oportunidades de mercado por aqui.

Birnbaum revelou a este noticiário que a ideia das reuniões com as teles, por exemplo, é encontrar formas de promover o aplicativo entre seus usuários. “Muitas estão embarcando  o aplicativo Foursquare nos aparelhos para incentivar a adoção de planos de dados”, conta. Do lado das agências, o objetivo é explicar as funcionalidades da plataforma para serem utilizadas por grandes marcas em ações no mercado local. “Vamos começar a ver mais ações de marcas com ‘specials’, promoções e descontos para check-ins no mercado brasileiro”, adianta Birnbaum.

As APIs da plataforma e a base de dados da Foursquare estão abertos aos desenvolvedores e Luedorf estima que há mais de 20 mil desenvolvedores trabalhando com essas APIs no momento.

Monetização

A Foursquare não cobra dos estabelecimentos o uso de ferramentas de estatísticas de check-ins e dados de usuários e o fluxo de receitas, segundo Luedorf, deve vir de parcerias com bandeiras de cartão de crédito, ações com grandes marcas e parcerias com programas de vantagens/fidelidade. “Estamos com uma parceria com a American Express nos EUA, onde o usuário conecta seu cartão de crédito à conta do Foursquare e, se faz o check-in em um estabelecimento com um ‘special’ da Amex e paga com este cartão, pode receber descontos no valor da compra, por exemplo”, explica. “Temos muitas perspectivas para o segmento de pagamentos móveis”, conclui Luedorf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.