Coalizão do setor de comunicação alerta sobre a importância da criação da Agência Nacional de Proteção de Dados

0

A coalizão do setor de Comunicação Social formada por ABAP, ABEP, ABEMD, ABRADI, ABRACOM, ABRAREC, AMPRO, CNCOM e FENAPRO, acaba de enviar uma carta manifesto ao presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Rodrigo Maia, ressaltando a importância de que a votação da Medida Provisória 869/2018, que cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aconteça dentro do prazo e não caduque por falta de votação.

O prazo final para a MP 869/2018 é dia 03 de junho, porém, como as deliberações legislativas só ocorrem de terça a quinta-feira, o último dia de fato será dia 30 de maio.

A coalizão do setor de Comunicação Social representa importantes áreas do mercado que são os segmentos de Publicidade e Propaganda, as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Mídia, o segmento da Comunicação e do Marketing, o Live Marketing, o Marketing de Dados, o Marketing Digital, os Agentes e as Agências Digitais e de Comunicação, além das Empresas de Relações com Clientes.

"Todas as empresas desse segmento lidam de maneira muito ativa com clientes e seus dados. No entendimento da Coalizão, a criação da ANPD é urgente e fundamental para gerar o prazo adequado de adaptação à lei", afirma Vitor Morais de Andrade, advogado da LTSA Advogados que assessora a Coalizão do Setor de Comunicação.

"A não criação da ANPD, caso isso aconteça por falta de votação, além de representar a perda de várias conquistas trabalhadas durante seis meses junto à Comissão Mista, fará com que a indústria e o mercado de dados fiquem no 'limbo', ou seja, sem as diretrizes necessárias para a implementação da LGPD, arriscando deixar o assunto no esquecimento e/ou o não cumprimento por total falta de apoio técnico e operacional", enfatiza Andrade.

A ANPD será o órgão regulador e responsável por estabelecer as orientações para a compreensão e implementação da LGPD na prática. "A ANPD tem uma função descritiva e é essencial para que o mercado saiba aplicar a nova Lei Geral de Privacidade de Dados, pois o texto da Lei é muito generalista, não descreve processos sobre como as empresas precisam agir para implementar a Lei. Sem um órgão que entregue as diretrizes e sane as dúvidas, certamente haverá impasses e insegurança jurídica na implementação da LGPD", ressalta o representante das entidades, Dr. Vitor Morais de Andrade.

A criação da Autoridade Nacional está em análise desde a aprovação da MP 869 criada pelo então presidente Michel Temer em dezembro de 2018. Para avaliar o projeto, foi criada uma Comissão Mista que ouviu vários participantes do mercado, entre eles, a Coalizão do Setor de Comunicação Social, que trabalhou ativamente junto à Comissão e comemorou principalmente os resultados votados em questões defendidas pelo setor: a autonomia técnica e decisória, a ANPD não ser financiada a partir de multas que a Autoridade aplica ao mercado, a aprovação da criação de um Conselho Nacional de Proteção de Dados e algumas questões relacionadas à natureza jurídica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.