Publicidade
Início Notícias Gestão Aplicativo agenda atendimento presencial na Receita

Aplicativo agenda atendimento presencial na Receita

0
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Publicidade

A partir desta segunda-feira, 17, os cidadãos de todo o país que precisarem de atendimento presencial da Receita Federal poderão realizar o agendamento por aplicativo. O app Agendamento RFB foi desenvolvido pela Receita em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, e já está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

O agendamento do atendimento presencial na Receita Federal era oferecido unicamente pela internet pelo Sistema Nacional de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (SAGA). “O aplicativo Agendamento faz a integração com o SAGA, que processa eletronicamente a coleta de dados e faz o gerenciamento do atendimento, permitindo que o próprio cidadão faça esse agendamento, escolhendo o serviço, dia, horário e a unidade da Receita em que deseja ser atendido, conforme as vagas disponibilizadas”, explica o auditor fiscal da Receita Federal José Carlos Fonseca.

De acordo com a gerente de Soluções de Atendimento, Portais e Gestão de Identidade do Serpro, Keli Reolon, o aplicativo traz novidades em relação à versão web de agendamento. “A principal inovação é o uso de geolocalização, que permite ao aplicativo saber qual a localização física do usuário no momento do acesso, sugerindo as unidades mais próximas que oferecem o serviço desejado”, informa Keli, complementando que “o app ainda exibe um mapa com as unidades da Receita, permite a busca por município, CEP ou outros parâmetros de localização escolhidos pelo usuário”.

A marcação da data e horário é feita de forma simples e, após agendado o atendimento, é possível sincronizar com a agenda, compartilhar com outras mídias, visualizar no mapa e traçar rotas até a unidade escolhida. O aplicativo possibilita, também, o cancelamento do agendamento e possui links com orientações da Receita Federal para os serviços disponíveis.

Como realizar o agendamento

• Após instalar o aplicativo no seu smartphone, clique em adicionar agendamento.
• Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte ou, caso não seja o próprio contribuinte que irá comparecer ao atendimento, informe o CPF do representante.
• Informe um número de celular para contato e concorde com as regras de atendimento.
• Escolha o serviço desejado (o app vai apresentar as opções de atendimento mais próximas de sua localização. Caso não tenha nenhuma opção disponível, é possível alterar a localização ou listar todas as unidades, por estado).
• Escolha a unidade (o app apresenta um calendário com as datas disponíveis para o local desejado. Não havendo data próxima, é possível escolher outra unidade).
• Selecione o dia e o horário.
• Confirme o agendamento. Será emitida a senha com os detalhes do agendamento, que pode ser visualizado no mapa, incluído no calendário do celular ou ainda compartilhado com outros aplicativos, como WhatsApp.

Atendimento presencial

Quase a totalidade dos serviços da Receita Federal são realizados de forma remota por meio dos canais de atendimento digital. Os serviços que ainda precisam de comparecimento presencial e de agendamento antecipado, constam no Artigo 11 da Portaria RFB 4261/2020 e são os a seguir:

I – atos cadastrais de pessoas físicas, inclusive orientações sobre situação cadastral;
II – emissão de cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e aos rendimentos informados em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
III – recepção de documentos, requerimentos, defesas e recursos cujo protocolo por meio da internet seja facultativo ou inexistente;
IV – parcelamentos não disponíveis no sítio eletrônico da RFB, na internet;
V – emissão de documentos de arrecadação não disponíveis no sítio eletrônico da RFB, na internet; e
VI – consulta de débitos e pendências fiscais de pessoa física e do Microempreendedor Individual (MEI).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile