FIPE migra site institucional para nuvem pública

0

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é uma organização de direito privado e sem fins lucrativos de destaque. Criada em 1973, a entidade  atua nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, sendo responsável por analisar fenômenos sociais. Um dos seus indicadores mais conhecidos é a Tabela FIPE de Preço Médio de Veículos, amplamente utilizada em todo o território nacional.

A FIPE precisava aprimorar os serviços de monitoramento e ter flexibilidade no escalonamento dos recursos computacionais com objetivo de melhorar a experiência dos usuários e reduzir o tempo de downtime de suas aplicações e conteúdos disponibilizados em seu site institucional. Para atender a estas necessidades de melhoria, a FIPE decidiu buscar alternativas para a migração do seu site institucional para um provedor de nuvem capaz de cumprir com os seguintes requisitos de negócio estabelecidos pela gestão:

  • Infraestrutura no Brasil, com alta capacidade de link e baixa latência;
  • Data center TIER 3 para design e facilities e ISO 27001, garantindo alta disponibilidade e segurança;
  • Monitoramento proativo e gestão preventiva dos ativos;
  • Garantia de entrega de alto nível de RPO e RTO;
  • Implementação de ferramentas e processos para aumentar a transparência quanto a saúde da infraestrutura.

Para comprovar a existência de sinergia entre a nuvem da Binario Cloud e os requisitos da FIPE, as equipes atuaram em conjunto para realizar provas de conceito, incluindo as avaliações física e lógica das soluções propostas. Concluída a etapa de validação, o projeto foi direcionado para a área de projetos da Binario Cloud, que construiu um plano de migração capaz de atender aos requisitos. Como referência, o site institucional da FIPE tem mais de 2.000 acessos simultâneos em média, além de suportar centenas de outros portais que utilizam seu serviço.

O prazo para a migração foi o desafio central para que não fossem gerados custos em duplicidade e paralisação de serviços e conteúdos ofertados a seus clientes. A Binario Cloud iniciou o projeto realizando um Assessment de TI, que permitiu mapear toda infraestrutura e definir caminhos para solução de pontos de falha com base em boas práticas de cloud computing.

Para este projeto, a padronização de recursos e processos foi essencial para construir uma cultura consistente. As equipes da Binario Cloud e da FIPE atuaram em conjunto para realizar a replicação dos dados, garantindo mais segurança em caso de falha. Após esta etapa, o projeto seguiu o framework de jornada para a nuvem. Todo ambiente foi provisionado no Binario Cloud Data Center, que possui infraestrutura compatível com os requisitos do negócio.

Hoje, a equipe de especialistas da Binario Cloud cuida da saúde da infraestrutura da instituição por meio de serviços de gestão de servidores, e também garante a persistência dos dados a partir do serviço de gestão de backup, permitindo que a equipe de TI da FIPE se concentre no negócio. Após a migração, foi possível notar melhora significativa na experiência dos usuários, uma vez que o ambiente passou a ser escalável, a performance de seus serviços teve uma expressiva melhora e o tempo de uptime ficou correspondente à importância de suas atividades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.