Publicidade
Início Blogueria Os próximos passos do Cloud Computing com IoT e IA

Os próximos passos do Cloud Computing com IoT e IA

0
Publicidade

Nos próximos anos, Cloud Computing será o principal caminho para o armazenamento e tráfego de dados. De acordo com levantamento do Gartner Group, a computação em nuvem segue em franca expansão, com investimentos que devem representar 14,2% do mercado global de tecnologia da informação até 2024. Segundo o Instituto, 10% das empresas já desativaram seus centros de dados físicos e, em 2025, 80% das companhias de todo o mundo terão migrado para Cloud.

Nesse sentido, um conjunto de fatores faz da Cloud Computing uma opção atraente para organizações de todos os portes e nichos de atuação, que vão desde a economia com estruturas físicas à possibilidade de se trabalhar com dados, remotamente, por qualquer dispositivo conectado, inclusive aparelhos móveis.

Estar na nuvem significa não se preocupar com manutenção ou modernização de servidores, atualização de softwares e alocação de grandes espaços físicos. É ter à mão recursos necessários para operar remotamente sistemas e equipamentos, e entregar aos colaboradores, onde estiverem, acesso às informações necessárias para trabalharem normalmente.

A Cloud Computing ganhou mais fôlego com a transformação digital e a ascensão dos serviços online, impulsionados pela pandemia. Não é por acaso que os investimentos em hardware, no desenvolvimento de aplicações e em segurança cibernética, entre outros, vêm crescendo exponencialmente entre os provedores de serviços.

Outro desafio para os fornecedores surge com a necessidade de oferecer a melhor experiência ao usuário, tendência que leva empresas a optarem por sistemas mais flexíveis e intuitivos, ao mesmo tempo de alta performance.

Diante desse cenário, novas tecnologias surgem a cada dia, trazendo as operações em Cloud para além dos ambientes públicos, privados ou híbridos. Com a chegada da Edge Computing será comum o uso de múltiplas nuvens, com estruturas descentralizadas, cargas trabalho definidas conforme a demanda do negócio e menores distâncias percorridas pelos dados, o que garante redes mais estáveis.

Isso inclui aplicações robustas, como a realidade aumentada e o gerenciamento de diferentes dispositivos conectados, e o mercado está cada vez mais pronto para essa transição. Segundo o IDC, o IoT é uma das áreas em que a Edge Computing terá impacto significativo, onde 55,9 bilhões de gadgets devem produzir 79 zettabytes de dados até 2025. Esse movimento será reforçado com a chegada do 5G, que levará aplicações em cloud a um nível superior.

Somada a isso, a computação em nuvem com conexão ultrarrápida, associada a plataformas inteligentes, vai trazer ganhos expressivos em produtividade para empresas de todos os segmentos, especialmente varejo, saúde e agronegócios que já são grandes investidores em TI.

Paulo Asano, CEO da Populos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile