Afinal, como as mulheres têm se tornado referência no setor de criptomoedas?

0

As criptomoedas estão revolucionando dia após dia o mercado financeiro, e o ano de 2021, foi marcado pela consolidação desse setor, com a importante valorização do Bitcoin, além do desenvolvimento de novos ativos digitais, como criptomoedas, stablecoins, moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e tokens não-fungíveis (NFTs). Estes ativos já atingiram mais de US? 3 trilhões de capitalização de mercado, e cerca de US? 125 bilhões em transações diárias com mais de 200 milhões de pessoas.

Esse novo cenário trouxe a presença marcante do público feminino no meio cripto, e só reforça o quanto as mulheres estão cada vez mais presentes na economia, um ambiente que é predominantemente masculino. Por conta disso, muitas acabaram ficando inseguras de entrar neste meio, pois, assim como nas demais áreas da sociedade, a questão de gênero acaba levando a preconceitos em amplas situações. No entanto, com o passar dos anos, nós entendemos que lugar de mulher é onde ela quiser e temos que enfrentar o que vier para alcançarmos nossos objetivos.

Segundo um estudo do Global Gender Gap Report de 2021, a lacuna entre mulheres e homens no mercado de criptomoedas e blockchain ainda pode demorar 135,6 anos para ser preenchida. Quando o cenário é a participação econômica e oportunidades, o Brasil ficou na 89ª posição, e isso reforça um longo caminho que ainda temos que percorrer.

Além disso, de acordo com um levantamento realizado pelo BlockFi, o número do sexo feminino na área cripto, é de apenas 24%, já 80% enxergam o tema como difícil de compreender e 72% ainda pensam que investimentos são arriscados.

Mesmo com essa visão negativa, é importante comemorarmos, tudo o que já conseguimos até aqui. Muitas mulheres enxergam no setor cripto uma chance de poder falar, estudar e trabalhar mais com assunto, além de fugir do tradicional, apostando em um mercado que ainda está sendo desvendado, conquistando independência financeira. Este é um dos resultados mais esperados pelo público feminino, já que a criptoeconomia surgiu como uma alternativa à democratização do acesso ao cenário financeiro.

O número de investidoras está quebrando recordes ano após ano, e concluímos isso, quando analisamos os números da Bolsa de Valores, em 2021, onde mais de 1,17 milhão de mulheres resolveram investir. Trata-se de um salto de 38,2%, quando comparado com os 700 milhões do ano anterior.

Já, com base no Relatório Global sobre Mulheres e Criptomoedas, realizado pelas pesquisadoras Marina Spindler e Paulina Rodriguez, as mulheres simbolizam em média 25% dos investidores em criptoativos.

Por ser mulher, acabei enfrentando na minha profissão, muitos desafios. No meio cripto, não foi diferente, porém, também me senti acolhida em diversos momentos neste setor, e pude me encontrar ainda mais. Não à toa, minha carreira está cada vez mais consolidada no meio e vejo, diariamente, a entrada de novos nomes femininos se destacando na área.

É possível encontrar grandes autoras que falem sobre o mercado cripto, como, Primavera de Filippi, autora de "Blockchain and the Law", Camila Russo, autora de "The Infinite Machine" e Hester Pierce, da SEC que ganhou o apelido de 'Crypto Mom'. Além, é claro, das influenciadoras que ensinam o público, diariamente, nas redes sociais. Ter elas como referência, nos ajuda a entender quais os melhores caminhos a percorrer.

A união neste setor se faz necessária, assim como em tantos outros. Apoiar novas investidoras, e aprender com as já experientes CEOs, líderes e especialistas, é de suma importância para a consolidação das mulheres no mercado de criptomoedas, em ascensão, afinal cripto é para todos.

Flávia Jabur integra o time da Liqi, fintech de tokens e criptomoedas baseada em blockchain, como Community Manager. Há alguns anos, passou a atuar no mercado de criptomoedas, inicialmente, como redatora de um site de notícias, e logo em seguida trabalhou em uma das principais corretoras de criptoativos do Brasil. Tornou-se referência no mercado de cripto, e já ganhou premiação como melhor influencer feminina deste meio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.