BNPL: Como o antigo carnê virou o atual queridinho virtual

0

Buy Now Pay Later: a bola da vez. Apesar de ser uma novidade em muitos lugares do mundo, o conceito é conhecido há tempos no Brasil como crediário. É a nossa já tão utilizada forma de parcelamento para financiar uma compra.  

Antigamente, produtos de crédito pessoal eram bastante escassos e uma das saídas encontradas pelos estabelecimentos comerciais foi criar um mecanismo de "voltar à loja" e aumentar as vendas por meio da recorrência de pagamentos via carnê. Com isso, o crediário virou mecanismo de vendas por ser um pagamento parcelado que só era aceito em uma loja própria. O Buy Now Pay Later (BNPL) nada mais é que a digitalização desse processo.  

Aqui, a grande novidade é a possibilidade de comprar online e de forma instantânea. O processo do carnê era demorado, manual e presencial. O BNPL é digital e instantâneo; e tem como proposta permitir que qualquer pessoa consiga realizar uma compra online, mesmo sem limite de cartão de crédito ou dinheiro à vista.  

Além do mais, o risco de crédito e custo de capital de giro no carnê era 100% da loja e quando existiam instituições financeiras parceiras, as taxas praticadas eram altíssimas. Já com o processo digital, o custo de transação diminuiu consideravelmente, possibilitando que o valor final para os vendedores seja menor e a disponibilidade de recursos instantânea.  

Sendo assim, para os empreendedores brasileiros, o produto significa menos intermediários e consequentemente custos mais baixos. E para o mercado, representa a entrada de uma nova onda de consumidores, especialmente no comércio eletrônico, já que é totalmente digital e não exige a posse de um cartão de crédito para parcelar os gastos.  

Em resumo, para o consumidor, o Buy Now Pay Later é uma ferramenta que funciona exatamente como o cartão de crédito tradicional, porém sem o plástico e sem intermediários, permitindo novas economias.  

Dentro desse contexto, uma pesquisa realizada recentemente pela fintech Provu mostrou que 37,6% das pessoas que utilizaram o BNPL nos últimos seis meses o fizeram pelo fato de não ter limite de crédito disponível para compra. Outros 23,6% optaram pela modalidade porque não fazem uso do cartão de crédito.  

Não à toa, o BNPL é, acima de tudo, um mecanismo de inclusão social, visto que o pagamento contempla, inclusive, os desbancarizados, que de acordo com estudo do Instituto Locomotiva são mais de 34 milhões no Brasil.  

Prova disso é que a modalidade pode usar inteligências artificiais para mapeamento sociodemográfico e ter um processo de aprovação e inclusão mais efetivo. Dessa forma, permite a inclusão de mais pessoas no sistema financeiro e a melhora das condições de preços e limites para aqueles com pouco acesso.  

Em relação aos juros de compra, os modelos de riscos e comportamentos entendem que existem pessoas com pouco ou nenhum acesso ao mercado financeiro e muitas vezes não cobram juros dos clientes, permitindo que seja uma operação financeira com excelente custo. E mesmo nas operações que possuem juros, quando comparados com o juros do rotativo do cartão de crédito, a economia é significativa. 

Por fim, a agilidade do BNPL combinado ao Pix facilita que mais transações sejam realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vantagem também já que muitas vezes o limite do Buy Now Pay Later é aprovado antes mesmo do cliente chegar à etapa de pagamento. Não há dúvidas que o saldo será positivo para o Brasil. Já estamos colhendo os frutos.  

Marcelo Bentivoglio iniciou sua carreira no banco Goldman Sachs, na área de Electronic Trading. Em 2015, foi pioneiro ao fundar a fintech de crédito para PMEs Banfox, vendida em 2019, mesmo ano em que assumiu a área de Banking as a Service da Socinal CFI. Em 2021, Marcelo se juntou ao time de fundadores da QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira SCD aprovada pelo Banco Central do Brasil, e hoje é o sócio responsável pela estratégia da companhia. Marcelo é bacharel em Economia pelo Insper. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.