A BEAM.TV, rede mundial de armazenamento e distribuição gratuita de filmes publicitários pela internet, está negociando a criação de um site para arquivar filmes de produtoras nacionais para servir de referência para publicitários e promover internacionalmente a propaganda brasileira. A informação é do diretor da BEAM.TV no Brasil, Fabio Pellim, que diz que o objetivo é buscar abrir novos mercados para as peças produzidas no país.
?De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), as produções internacionais rodadas fora do país de origem representam US$ 9 bilhões anuais e o Brasil abocanha apenas 0,002% desse montante; isso é muito pouco para um país respeitado em todo o mundo pelo profissionalismo do setor?, observa Pellim.
Segundo o executivo, hoje existem três sites internacionais que são verdadeiras vitrines do que se produz de melhor em termos de propaganda: o www.ukshowreels.tv, da Grã-Bretanha, o www.usshowreels.tv, dos Estados Unidos, e o www.frenchshowreels.tv, da França. Além de promoverem a produção de cada um desses países, eles têm em comum o fato de terem sido desenvolvidos pela BEAM.TV. ?Acessando esses sites é possível assistir aos ?rolos? de filmes de diretores de uma determinada produtora, ver a ficha técnica, contatos, entre outras informações?, afirma o diretor da BEAM.TV no Brasil.
Ele explica que, além de colocar à disposição das produtoras um local para arquivarem seus trabalhos, a BEAM.TV distribui comerciais para os maiores festivais de publicidade do mundo, com economia de até 60% em relação ao processo convencional de entrega. ?Os principais benefícios oferecidos por nossa ferramenta são economia de tempo e dinheiro; rapidez no processo de aprovação online; redução do tempo de entrega de dias ou horas para minutos; criação de rolos on-line (BeamReels) com a facilidade de compartilhamento e envio para quantas pessoas for necessário, sem custos extras; além de submeter materiais para os mais de 30 festivais que usam a BEAM.TV como plataforma?, afirma o executivo.