Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Google propõe acordo a acionistas para que retirem ação judicial

Google propõe acordo a acionistas para que retirem ação judicial

0
Publicidade

O conselho de administração do Google aprovou acordo com acionistas para que retirem ação judicial aberta contra a empresa no ano passado. O processo tinha como objetivo impedir a execução de um programa de emissão de uma nova classe de ações (classe C) que não daria poder de voto aos acionistas, mas garantia a distribuição de dividendos a todos os detentores desses papéis.

Em documento enviado nesta segunda-feira, 17, à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, o memorando de entendimento do Google propõe os termos do acordo, os quais a companhia pretende cumprir. O documento estabelece que, caso o Google considere usar mais de 10 milhões de ações classe C no pagamento de uma aquisição, por exemplo, os membros do conselho terão de analisar como isso poderá afetar os acionistas de títulos classe A.

O gigante das buscas disse ainda que está aberto a pagar honorários advocatícios e reembolso de possíveis despesas no caso. O acordo agora segue sujeito à aprovação do Tribunal de Chancery, em Delaware (EUA).

Entenda o caso

Em abril do ano passado, o Brockton Retirement Board processou o Google após o anúncio do plano de desdobramento de ações, o qual previa que a companhia pagasse aos acionistas um dividendo de uma ação de classe C para cada ação de classe A que possuíssem. Como resultado, as ações de classe C seriam usadas no pagamento de aquisições ou em prêmios para funcionários, o que diluiria a participação dos acionistas. Ainda segundo a ação judicial movida por Brockton, a medida beneficiaria injustamente os cofundadores da companhia, Larry Page e Sergey Brin, dando-lhes maior controle na empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile