Publicidade
Início Notícias Inovação Supercomputador mais rápido do mundo é construído na China com processadores Intel

Supercomputador mais rápido do mundo é construído na China com processadores Intel

1
Publicidade

Um computador superpoderoso, considerado o mais rápido do mundo, foi construído para o Centro Nacional de Supercomputação em Guangzhou, na China, inteiramente com processadores Intel. Segundo a companhia, o sistema inclui 48 mil coprocessadores Xeon Phi e 32 mil processadores Xeon, operando à velocidade de 54,9 quadrilhões de pontos flutuantes por segundo, mais que o dobro do desempenho do sistema votado como o melhor na lista Top 500 de 2012. Esse é o primeiro sistema exclusivamente baseado em processador Intel no topo da lista em 15 anos.

“A Intel está ajudando a abrir o caminho para a inovação, a descoberta e a competitividade com sua visão de supercomputação e produtos”, disse o vice-presidente e gerente geral do grupo técnico de informática da companhia, Raj Hazra. “Há uma demanda insaciável por mais poder de computação e ao mesmo tempo para alcançar novos níveis de eficiência de energia.” O supercomputador possui capacidade para análises de big data, além das tradicionais análises de pesquisa geofísicas.

Supercomputadores são usados para aumentar a precisão das previsões meteorológicas, explorar recursos mais eficientes de energia, desenvolver curas para doenças, sequência do genoma humano e analisar grandes volumes de dados, entre outras aplicações. As vendas mundiais de servidores de alto desempenho — conhecidos também pela sigla em inglês HPC, de high performance computing — tiveram forte expansão de 40,3% no terceiro trimestre deste ano, totalizando US$ 3,3 bilhões, ante US$ 2,6 bilhões registrados em igual período do ano passado, segundo dados da IDC. As vendas unitárias, por sua vez, cresceram 3,4% comparadas ao trimestre anterior, somando 23,7 mil máquinas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile