Estudo revela comportamento de usuários móveis ao consultar informações sobre Saúde

0

A Opera Mediaworks acaba de lançar um estudo que revela o hábito dos consumidores ao utilizar os seus dispositivos móveis para interagir e se envolver com conteúdos relacionados a saúde e condicionamento físico. Ele é dividido em duas partes, sendo que a primeira é baseada nas 500 milhões de impressões mensais de anúncios publicados em mais de 400 sites e aplicativos para dispositivos móveis da categoria Saúde e condicionamento físico na plataforma da companhia.

A organização definiu os sites e aplicativos de saúde como a subcategoria que engloba assuntos médicos e referentes a um estilo de vida saudável. Os sites de condicionamento físico são aqueles que tratam de interesses por exercícios ou controle de peso. Sob estes parâmetros, a Opera Mediaworks descobriu que os usuários de iPhone buscam mais informações relacionadas à categoria de saúde, enquanto os consumidores de Android focam no Condicionamento Físico.

Em percentuais, os usuários do iPhone preferem Saúde (62%) ao Condicionamento Físico (58%). Já os usuários de Android consomem mais conteúdo de Condicionamento Físico do que de Saúde (39% versus 30%). O interesse entre ambos os temas varia muito de um país para outro:

• Os países da Comunidade Britânica (Canadá, Austrália e Reino Unido) ocuparam as três primeiras posições em relação ao consumo de conteúdos mais voltados à Saúde e ao Condicionamento Físico;

• A falta de assistência médica avançada não induziu ao maior uso de sites de saúde. Embora 11% do total de impressões ocorram em países com menos médicos por habitante, esse público gera apenas 1% das impressões em sites voltados à saúde;

• A utilização durante a semana supera a dos fins de semana, sendo que existem dois padrões de horário diferentes:
– O período de pico ocorre no meio da semana (entre terça e quarta-feira)
– A atividade diminui aos finais de semana (entre sexta-feira e domingo)

• Os sites e aplicativos de saúde têm alto e uniforme utilização no início da tarde, embora a maior parte do tráfego e da interação ocorra entre meio-dia até às 13 horas. Por outro lado, o conteúdo relacionado ao condicionamento físico tem mais atividade durante a tarde noite, com o pico de uso e interação entre 21 e 22 horas.

Na segunda parte do estudo, a Opera Mediaworks concentrou-se nos Estados Unidos, pois é onde ocorre o maior volume de tráfego de sites e aplicativos de saúde e condicionamento físico. A companhia analisou o tráfego de quase 50 mil smartphones americanos e também realizou uma pesquisa com duas mil em maio deste ano.

• Apenas 1 a cada 4 usuários da categoria Saúde e Condicionamento Físico são usuários regulares. Mais de 50% de todos os consumidores de smartphones utilizam seus dispositivos para conhecer dietas, exercícios ou outros temas relacionados a Saúde e Bem-estar, mas apenas 22,5% deste grupo fazem isso mais que uma vez por semana.

• Os adeptos do condicionamento físico e leitores do assunto Saúde têm preferências de conteúdo secundário diferentes. Quando não estão usando aplicativos de exercícios, os consumidores de Condicionamento Físico tendem a concentrar a sua atenção nas categorias de Entretenimento e Produtividade. Os usuários da categoria Saúde tendem a interagir em atividades de Mídias sociais e com sites de Notícias.

• As mulheres são mais propensas a levar seus smartphones enquanto se exercitam. Elas ouvem música, enviam e recebem mensagens de texto, e-mails e telefonemas mais do que os homens. Os dispositivos para vestir ou rastreadores de condição física ainda representam um mercado muito pequeno, mas os homens são mais propensos a utilizá-los (3,6% dos homens versus 1,7% das mulheres).

• Os homens com idades entre 25 e 34 anos são os que mais usam conteúdo de Saúde e condicionamento físico, mas assistem o menor volume de vídeos. Por outro lado, as mulheres da mesma faixa etária assistem muito mais programas de TV e filmes. Já em relação aos homens de faixa etária inferior (de 18 a 24 anos), eles têm uma preferência bastante marcada pelos vídeos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.