Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Serpro decide adotar método ágil de desenvolvimento

Serpro decide adotar método ágil de desenvolvimento

0
Publicidade

Em reunião de monitoramento e controle ocorrida no começo de junho, a diretoria do Serpro optou pela criação de uma nova diretriz estratégica: a implantação de métodos ágeis em todas as áreas da empresa. Segundo o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a adoção ampla do método ágil traz um novo paradigma. A ideia é buscar, acima de tudo, uma maior colaboração e envolvimento dos empregados e clientes com o processo de produção.

“Como o profissional de hoje possui um perfil mais autônomo, não adianta só demandarmos trabalho. E um maior envolvimento não só aumenta a qualidade, mas traz ganhos importantes, tanto de motivação como no próprio clima organizacional”, explica Mazoni.

Uma das características da metodologia ágil é a divisão do processo de entrega em vários miniprojetos, chamados de “iterações”, que contam com a participação ativa do cliente, em um processo de feedback contínuo. Os miniprojetos quebram o excesso de controle, já que o próprio grupo se autofiscaliza e assume a responsabilidade pela entrega. “Além da promoção de um clima de confiança, outra vantagem é que essas iterações, por dividir o projeto, trazem a possibilidade de agilizarmos o faturamento”, avalia Mazoni.

Para facilitar a implantação da metodologia, “automação para a criação de ambientes” também foi transformado em projeto estratégico. Isso foi feito porque, já que cada iteração será testada pelos clientes, é prevista uma maior demanda para a área de infraestrutura.

Métodos ágeis de desenvolvimento de software já têm sido utilizados pela empresa há alguns anos. Alguns exemplos de aplicação da filosofia são o Novo Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) e o Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal). Mas agora todo o ciclo de atendimento e entrega de soluções passam a incorporar princípios de metodologias ágeis. A expectativa é de que, nos próximos seis meses, já surjam os primeiros resultados. Outras questões, como solicitação de mudança e projetos EST com necessidade de apoio, foram apreciadas e estão sendo incorporadas ao Plano Estratégico 2014-2022.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile