Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Estudo da CA aponta os desafios do mercado de aplicativos

Estudo da CA aponta os desafios do mercado de aplicativos

0
Publicidade

De um a três segundos: é quanto dura a paciência de 44% dos brasileiros ao utilizarem um aplicativo no celular ou tablet. Segundo pesquisa realizada pela CA Technologies a empresa que não oferecer resposta satisfatória nesse timing ao consumidor corre sério risco de perdê-lo para sempre. Isso porque até 14% dos respondentes cogitam nunca mais voltar a utilizar um app que não tenha proporcionado uma boa experiência.

O grau de tolerância do brasileiro corresponde à metade da média global, que gira em torno de 6 segundos. Se considerado o cenário atual da Economia dos Aplicativos, no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem fazer tudo que podem por meio de apps, desempenho é um fator crucial.

Os números apontam que os aplicativos tornaram-se um campo de batalha para a questão da fidelidade à marca. Os consumidores demonstram ter um discernimento muito claro a respeito do que esperam de aplicativos.

O estudo da CA ouviu 6,8 mil consumidores e 809 executivos em 18 países, para identificar como cada um desses dois grupos pensa a respeito de aplicativos. Os usuários apontaram três itens que impactam em sua experiência com apps:

  • Rápido ao carregar – Na média global, 68% dos consumidores disseram que um tempo de carregamento de até 6 segundos é aceitável. Metade deles considera o tempo ideal entre 1 e 3 segundos. No Brasil, a maior parte dos respondentes está nesse último grupo, com paciência quase zero;
  • Funcionamento simples – No Brasil, 40% dos consumidores consideram a possibilidade de executar tarefas com facilidade como muito importante para usar ou comprar um aplicativo. 48% indicaram a importância de o app ter características fáceis de usar;
  • Seguro – Dentre os consumidores ouvidos que tiveram más experiência com aplicativos, 10% disseram que abandonariam uma marca para sempre se enfrentasse problemas relacionados à segurança. No Brasil, esse índice é de 8%.

“Os consumidores não veem mais os aplicativos apenas como acessórios, mas como um item fundamental para definir sua fidelidade a uma marca”, diz Laércio Albuquerque, presidente da CA Technologies para a América Latina. “Os empresários estão diante de uma realidade nova e conectada 24 horas por dia, que fornece um rico ambiente de dados. É preciso que eles respondam com uma experiência personalizada, segura e capaz de engajar o consumidor.”

Para ele a CA busca atender o consumidor digital, com aumento de receitas e diminuição de custo, proporcionado uma transformação nos negócios dos clientes. Uma forma de conseguir esses resultados é trabalhar com APIs abertas, integrando aplicativos de forma segura, com comunicação e governança. ”Por isso criamos uma área de ‘’insights’’ para atender esses novos clientes disruptivos’’, explica o executivo.

Pesquisa

A pesquisa revela ainda que há uma lacuna entre a percepção da indústria e dos consumidores em relação ao quão bem as empresas vêm atendendo às expectativas dos usuários. Há uma diferença de 15% entre as duas avaliações no setor Financeiro e de 14% nas áreas de Tecnologia e Governamental, no âmbito mundial.

O estudo destaca ainda como os aplicativos tornaram-se um ponto de encontro crucial entre consumidores e organizações. Segundo a pesquisa, 49% das pessoas usam apps para fazer operações bancárias (45% no Brasil) e 48%, para compras (44% no Brasil). No País, a atividade mais executada por meio de aplicativos é a troca de mensagens (83%) e o acesso ao e-mail pessoal (82%).

“Para aproveitar todo o potencial da Economia dos Aplicativos, empresas e governos devem fazer do software mais do que parte de seus negócios – o software tem de se tornar o próprio negócio”, diz Albuquerque. “Para isso, é preciso entender que o consumidor é o rei e a experiência do usuário é a prioridade. O estudo mostra: escute o consumidor, entenda as suas necessidades, aplique o mesmo rigor e a mesma análise preditiva para o desenvolvimento de aplicativos que você aplicaria para definir a melhor localização para abrir uma loja nova.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile