Publicidade
Início Blogueria O futuro dos bancos na nuvem está nublado

O futuro dos bancos na nuvem está nublado

0
Publicidade

As organizações de serviços financeiros estão entre os principais adotantes de serviços na nuvem no mundo, de acordo com o último Relatório de Segurança da Nuvem da McAfee. Esta mudança para as nuvens privada e pública está acontecendo em meio a prioridades conflitantes entre regulamentos e drivers de negócios. A maioria das instituições financeiras está interessada nos benefícios de custo e flexibilidade das nuvens e está procurando ativamente maneiras de enfrentar os riscos e atender às restrições regulatórias da nuvem, ao mesmo tempo em que aproveita o que os serviços em nuvem oferecem aos negócios.

Um dos grandes desafios da nuvem para os serviços financeiros é a tensão entre velocidade e risco. Muitos departamentos, especialmente aqueles que se beneficiam de relacionamentos, como gerenciamento de patrimônio ou private equity, querem as interações dos clientes mais fáceis prometidas pelas nuvens. Do e-mail ao compartilhamento de arquivos para a assinatura digital, esses grupos não estão aguardando os serviços geralmente mais lentos e mais caros aprovados e implantados pela TI. As subsidiárias de marcas privadas e as unidades de menor regulamentação são ainda menos propensas a esperar pela aprovação da TI. Portanto, não é surpresa que os profissionais de TI nos serviços financeiros estejam entre os mais preocupados que essas atividades de Shadow IT prejudiquem sua capacidade de manter a nuvem segura e protegida.

O meu conselho para os CISOs é mudar as táticas e avançar com esses grupos. É mais difícil pegar ou parar o Shadow IT do que preparar e apoiar os serviços desejados, por isso é essencial reunir os requisitos e encontrar maneiras de atendê-los. Isso significa empregar respostas baseadas em processos de negócios para criptografia, classificação de dados e controles de acesso granular sobre o movimento de dados. As soluções orientadas para o negócio podem ajudar os usuários e as empresas a encontrarem uma maneira de manter o controle.

Reduzir o Shadow TI também significa oferecer serviços em prazo menor e preço interno mais baixo. As empresas não aguardam seis meses e pagam 10 vezes mais quando podem baixar um aplicativo e usar uma conta de compartilhamento de arquivos em menos de cinco minutos por menos de US$ 100 (ou grátis).

Finalmente, significa ouvir e educar esses grupos em sua compreensão dos riscos envolvidos, promover uma cultura de cooperação e conformidade entre esses grupos e a TI. Sem compreensão suficiente, os grupos muitas vezes irão racionalizar suas ações, pensando que é apenas uma ação única, ou que seus dados não são sensíveis, ou é com um cliente em que podem confiar. Infelizmente, como vimos repetidamente, a facilidade de compartilhar informações digitais rapidamente refuta todas e quaisquer justificativas.

A educação deve ser tratada como prioridade. Por exemplo, antes de gastar US$100 em um serviço de compartilhamento de arquivos, aqui estão algumas coisas que você precisa considerar. Os CISOs devem pesquisar exemplos de como esse tipo de atividade foi comprometida e como proteger adequadamente o cliente e a organização. Trabalhe em realizar uma avaliação de risco específica às suas necessidades, com base em casos de negócios, regulamentos e jurisdições.

A gestão em diferentes geografias e jurisdições vai ser um desafio a longo prazo para os serviços em nuvem. Não há soluções de tamanho único disponíveis quando se trata de nuvens e regulamentos de privacidade. Enquanto alguns mercados terão regulamentos complementares, alguns serão contraditórios com um vizinho, e alguns podem até tornar praticamente impossível o uso de um serviço público na nuvem. Esses regulamentos tornam ainda mais importante avançar com a atividade de controle a Shadow IT e implantar serviços adequados.

A nuvem oferece benefícios significativos de custo e flexibilidade, e a implantação parece ser inevitável, seja você pronto ou não. Então, prepare-se e faça os investimentos necessários agora. Os provedores de nuvem e os fornecedores de segurança estão cada vez mais conscientes da necessidade de incorporar regulamentos específicos do setor e outras restrições ao projetar e desenvolver produtos e serviços, e são parceiros capazes e dispostos nesta jornada. O futuro dos bancos nas nuvens ainda está nublado, mas juntos podemos reduzir muito os riscos.

Joe Bernik, CTO da McAfee para serviços financeiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile